Ambientes de compartilhamento e colaboração estão cada vez mais em alta no mundo corporativo da era digital. E, diferentemente do que muita gente acredita, não se restringem ao universo das startups. Exemplo disso é o Grupo Cia de Talentos, que hoje reúne 150 colaboradores e, em janeiro, completou 30 anos de existência. A data foi comemorada em grande estilo: desde o último dia 8, a empresa está em um novo endereço, que reflete as transformações do mercado de trabalho – o WeWork, considerado o maior coworking do mundo, onde grandes empresas de diferentes setores de negócios também estão presentes, entre elas, Yara Brasil, Amazon e McKinsey.
No espaço, instalado no Complexo JK, na capital paulista, as pessoas não têm mesa ou sala fixas e a maioria pode escolher se precisa ou não ir ao escritório para realizar o trabalho do dia. Se estiver no escritório, a regra, construída pelas próprias equipes, é sentar-se com pessoas de outras áreas e em salas diferentes. É possível usar as tradicionais mesas, as áreas com sofás ou ambientes abertos com outras empresas, garantindo a colaboração total ou a confidencialidade, de acordo com a atividade em questão.
“As relações organizacionais não são mais as mesmas. Queremos que nosso time veja cada vez propósito no que fazemos, tenha mais equilíbrio entre vida pessoal e carreira e possa desenvolver mais autonomia e empoderamento. A transformação está acontecendo rapidamente e, além de pesquisar o tema, estamos colocando-o em prática”, afirma Sofia Esteves (foto), fundadora do Grupo Cia de Talentos e atual presidente do conselho.
Ela salienta que trajetória do grupo foi marcada por grandes mudanças, como todas as empresas que precisaram se reinventar a partir das diversas crises que o Brasil e o mundo passaram. “A Cia de Talentos sempre esteve à frente das grandes inovações da área de gestão de pessoas com pesquisas e estudos globais de tendências de mercado. Além do espaço físico, a empresa renovou sua marca, evoluiu o seu posicionamento como uma companhia de educação para a carreira, ajudando a derrubar os muros entre escolas e empresas. Se quisermos ser uma nação de primeiro mundo temos que aproximar verdadeiramente as escolas e o mundo do trabalho”, avalia.
Para Maíra Habimorad, sócia do Grupo e CEO da Cia de Talentos, a mudança de espaço é mais uma ação que concretiza uma série de transformações: de objetivo de negócio, de estrutura de trabalho e produtos e serviços. “Somos um negócio que tem como modelo mental a constante renovação e inovação”, afirma.
“Não temos medo de revisar nossos valores, nem de praticar o desapego. Honramos o passado, agradecemos ao presente e saudamos o futuro sempre avaliando o que realmente ainda faz sentido para as pessoas e organizações”, conclui Sofia.
E é pela inovação no seu DNA que Sofia e Maíra não podiam ficar de fora do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Brasil. Ambas fazem parte do time de criação da 44ª edição, que vai acontecer de 14 a 16 de agosto próximo, no São Paulo Expo.