Uma pesquisa global realizada pela empresa de recrutamento especializado Robert Half aponta que 80% dos 402 diretores gerais e CFOS entrevistados já contrataram um profissional incompatível com o time. Segundo os entrevistados, os três principais pontos apontados para explicar o equívoco na contratação foram, em primeiro lugar, a falta de espírito de equipe (55%), seguida pela pouca capacidade de adaptação (45%) e pela incapacidade de trabalhar de forma colaborativa (43%). Outros fatores como o desalinhamento com a cultura da empresa e a recusa a aprender também foram indicados.
Entre as medidas apresentadas para contornar a contratação equivocada estão o diálogo com o profissional (72%) e a tentativa de encontrar outra oportunidade para o colaborador dentro da própria organização (44%), além de ouvir a opinião dos colegas de trabalho (42%). Apenas 16% acreditam que deixar o profissional sair é a melhor solução.
“Os resultados revelam a importância de entender as habilidades comportamentais dos candidatos durante um processo de recrutamento e não apenas a experiência e questões técnicas”, aponta Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half. “Ao longo do processo de recrutamento especializado há uma etapa de checagem de referências com ex-colegas, pares, subordinados e superiores, que permitem identificar tais pontos e mitigar os riscos de uma contratação equivocada”, completa.