A teoria de que o equilíbrio de gênero traz melhores resultados para o negócio foi comprovada por um estudo de cinco anos da Sodexo, que identificou que as equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são mais bem-sucedidas em uma série de medidas. O estudo coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores de 70 organizações no mundo.
De acordo com o levantamento, as margens operacionais, a satisfação do cliente e a retenção de funcionários, entre outros indicadores de desempenho chave, foram maiores entre as equipes com igualdade de gênero, o que significa uma proporção entre 40% a 60% de mulheres para homens.
“O estudo aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao alcance de resultados esperados sobre o tema. Na Sodexo On-site Brasil, por exemplo, já contamos com 70% dos colaboradores e 50% do Comitê de Liderança Regional compostos por mulheres”, comenta Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil e membro do Women’s International Forum for Talent (SWIFT) – grupo criado em 2009 para acelerar o equilíbrio de gênero na empresa.
Para Rohini Anand, vice-presidente sênior de Responsabilidade Corporativa e diretora de Diversidade Global da Sodexo, os resultados adicionam uma nova e convincente dimensão a um crescente corpo de pesquisa que demonstra os benefícios empresariais da equidade de gênero. “A natureza distintiva do estudo, com o exame de indicadores de desempenho financeiros e não financeiros em tantos níveis de gerenciamento e o pipeline para a liderança, é uma parte significativa da imagem geral sobre a importância do gênero na força de trabalho para resultados aprimorados”, finaliza a VP.
Entre os principais destaques da pesquisa, estão:
• As margens operacionais aumentaram significativamente entre equipes mais balanceadas em termos de gênero, do que em outras equipes.
• As organizações com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de colaboradores que foi oito pontos percentuais maior do que em outras entidades.
• Além disso, a taxa média de retenção de clientes que foi nove pontos percentuais maior do que em outras.
• a taxa de engajamento de funcionários foi 14 pontos percentuais maior do que em outras.
• As organizações com equilíbrio de gênero viram o número de acidentes diminuírem 12 pontos percentuais mais do que outras.