Theunis Marinho, presidente da ABRH-SP, e Maria Susana de Souza, coordenadora do CONALIFE 2018 – Congresso Nacional de Liderança Feminina, realizado pela associação em parceira com a ONU Mulheres, estiveram em Brasília no dia 28 de março para um encontro com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu gabinete, a ministra recebeu o troféu Personalidade CONALIFE 2017.
“Com a sua grandeza, com a sua competência, com a sua humildade e com a sua firmeza, a ministra Cármen Lúcia é um exemplo nítido de empoderamento feminino e mostra que a mulher pode chegar lá, como ela chegou, e fazer o bem”, comentou Marinho.
Mineira de Montes Claros, a ministra foi procuradora do Estado de Minas Gerais e professora titular de Direito Constitucional da Faculdade Mineira de Direito da PUC-MG, além de coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional da mesma instituição de ensino. Entrou para o STF em 2006, tornando-se, em 2016, a segunda mulher a presidir o órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro. Também foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, além do STF, ela ocupa a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Criado em 2016, o CONALIFE já agraciou a empresária Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza. Na edição deste ano, o troféu será concedido à socióloga Eva Blay, uma das pioneiras no estudo dos direitos das mulheres no Brasil. A terceira edição do evento acontecerá em 24 de maio, no Hotel Unique na capital paulista, com o tema central Liderança para um Mundo Colaborativo.