Para identificar potenciais talentos entre seus colaboradores e investir na formação de futuros líderes, a rede de escolas de informática Microcamp criou a MC Academy, uma espécie de academia de gestores. A iniciativa é de Davi Tuffi, CEO da empresa, diante da dificuldade em recrutar executivos para esses cargos no mercado. “Embora existam profissionais qualificados no mercado, nem sempre eles estão em condições de atender plenamente as necessidades da Microcamp, uma empresa que tem suas peculiaridades e um ritmo veloz de mudanças”, justifica.
Para exemplificar, o executivo lembra uma experiência vivida, há cerca de quatro anos, quando precisou contratar diretores para suas unidades. Depois de cerca de seis meses de recrutamento, entre as dezenas de candidatos, 19 foram selecionados e seis contratados. Hoje nenhum está mais na empresa. “Buscamos profissionais com o DNA da Microcamp, e percebemos que é muito difícil encontrá-los prontos no mercado. Decidimos então investir em talentos internos”, complementa.
VISÃO SISTÊMICA
De acordo com Pollyana Dias, diretora de RH da Microcamp, o programa recém-lançado visa contribuir para desenvolver competências nos colaboradores, de forma a prepará-los para assumirem cargos estratégicos na empresa. “Queremos profissionais mais qualificados, com visão sistêmica, que saibam trabalhar com gestão de pessoas.”
O MC Academy tem duração de 12 meses, com treinamentos de dois dias consecutivos – 6 horas cada um –, que se repetirão a cada bimestre. No total, serão 84 horas de curso.
O programa tem seis módulos que serão ministrados por gestores da holding da Microcamp e englobam os seguintes temas: Gestão de Pessoas e Vendas, Gestão de Pessoas e Finanças, Gestão de Pessoas e Acadêmico, Vendas e Marketing, Acadêmico e Finanças, e Gestão de Pessoas e Processos.