A rede de coworking WeWork lança neste mês no Brasil sua iniciativa global de apoio à causa dos refugiados. O programa WeWork Refugee Initiative, já desenvolvido desde 2017 nos Estados Unidos e Reino Unido, tem como proposta somar esforços para apoiar refugiados na construção de um futuro melhor por meio de contratação, parcerias e conexão a oportunidades de trabalho dentro e fora da comunidade WeWork.
O lançamento da iniciativa, que conta com apoio da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), ocorre com um evento de sensibilização aberto ao público no próximo dia 28, às 18h30, na WeWork Faria Lima, na capital paulista.
Por meio da iniciativa, a empresa busca promover a inclusão de refugiados por meio de contratação direta, campanhas de sensibilização nos prédios da WeWork no país, feiras de emprego e ações focadas no apoio para inserção no mercado, como, por exemplo, workshops para criação de currículo e apresentação pessoal.
PALESTRAS E GASTRONOMIA
O lançamento contará com uma palestra com o refugiado congolês Alphonse Nyembo e um painel sobre o status do fluxo migratório e situação de refugiados no Brasil com Maria Beatriz Noronha, chefe do Escritório do ACNUR em São Paulo e Lilian Raud, líder de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, além de estações gastronômicas com comidas típicas preparadas por refugiados da Síria e Venezuela.
NÚMEROS GLOBAIS
No programa global, já foram contratados 150 refugiados em dez cidades dos Estados Unidos e Reino Unido, com taxa de retenção de 80%. Foi a partir desse resultado que a empresa decidiu expandir a ação para a América Latina, inicialmente no Brasil e na Colômbia. Em cinco anos, a WeWork estima atingir o total de 1.500 refugiados inseridos no mercado de trabalho em todo o mundo.
Para participar, basta se inscrever previamente pelo site weworkwithrefugees.splashthat.com. O número de vagas é limitado.