O Instituto STOP Hunger, criado e mantido pela Sodexo no Brasil para combater a fome e a má nutrição, anunciou o resultado recorde da 10ª maratona de voluntariado para arrecadação de alimentos não perecíveis, a Servathon 2018. A iniciativa, que aconteceu de 2 de abril a 15 de junho, arrecadou mais de 216 toneladas de alimentos, o equivalente a mais de 433 mil refeições prontas. Em 2017, for 133 toneladas.
A campanha envolveu mais de 33 mil voluntários, que somaram 22.088 horas de trabalho para arrecadar 216,4 toneladas e beneficiar 223 instituições de diversas regiões do país. Na média, cada uma foi atendida com cerca de 1 tonelada de alimentos. O volume representa um crescimento de 62% em comparação ao ano anterior, além de ser a maior arrecadação desde que a iniciativa chegou ao Brasil, em 2009.
Nesta edição, a campanha recebeu o apoio de 417 parceiros em todo o país.
A Servathon 2018 contou, ainda, com a 5ª edição do Feed Truck, que distribuiu alimentos às pessoas em estado de vulnerabilidade atendidas pela ONG Centro de Acolhimento de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
Durante a ação, foi realizada a coleta urbana de alimentos reaproveitáveis em restaurantes administrados pela Sodexo On-site, seguida do pré-preparo na ONG Centro de Acolhimento em Santo Amaro e entrega das refeições utilizando o Feed Truck.
Aproximadamente 150kg de alimentos foram arrecadados para atender cerca de 300 frequentadores da organização em situação de vulnerabilidade alimentar e outros moradores carentes do entorno. O cardápio foi definido por chefs voluntários da Sodexo mediante os alimentos que foram recebidos e contou com a prepararão de receitas sustentáveis que aproveitaram integralmente os alimentos coletados.