A piora na previsão de crescimento da economia brasileira apontada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e o cenário político indefinido às vésperas de uma eleição presidencial marcaram o segundo trimestre do ano, período em que o ambiente interno das empresas foi impactado negativamente, segundo o último resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018, que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste on-line.
No segundo trimestre, o IQVT foi de 5,91 pontos (em uma escala de 0 a 10), 13% (6,83 pontos) inferior ao mesmo período de 2018.
A análise de 1.884 respostas de trabalhadores por todo o país mostrou que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho apresentaram queda no trimestre. O levantamento constatou que os fatores relacionados a oportunidades de Crescimento Pessoal e Profissional (5,55) e Reconhecimento (5,21) obtiveram os menores índices de satisfação no período.
O resultado também apontou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre mulheres do que entre homens (5,99 pontos contra 5,82 pontos), e revelou que o Ambiente Físico oferecido pela organização (6,34 pontos) e a Facilidade e Eficiência das ferramentas para executar o trabalho diário (6,33 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação, em comparação a 2017.
O segmento com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de RH (6,67 pontos) e o de menor índice foi a área de Distribuição e Logística (5,05 pontos).
Já a região do país com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Norte (6,18 pontos); e a de menor, a Sudeste (5,88 pontos).
“A instabilidade econômica, com perspectivas mais pessimistas para o crescimento do PIB, limita o investimento das empresas e isso impacta no ambiente de trabalho. O resultado mostra que a satisfação com itens relacionados ao reconhecimento dos funcionários, como bônus e benefícios que recebem além do salário, apresentou uma queda de 5% em comparação ao mesmo período em 2017. Continuaremos monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.