ABRH Brasil

Para apoiar empreendedores que estão atuando na redução dos problemas relacionados aos serviços de saúde para a população brasileira, a Artemisia, organização sem fins lucrativos focada na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.  e o Instituto Sabin, braço social do Laboratório Sabin, anunciaram o Artemisia Lab – Desafios da Saúde Pública, programa de aceleração de curto prazo que vai selecionar até 15 negócios em estágio inicial para uma jornada de aceleração de seis semanas. As inscrições estão abertas até 10 de setembro.

Dos negócios selecionados, os três que apresentarem melhor desempenho ao longo da aceleração receberão mentorias extras. O programa conta com workshopspresenciais e webinares (encontros on-line), tendo como base a metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia.

Essa é a segunda edição do programa de aceleração com foco no setor de saúde ao lado do Instituto Sabin. “Em um cenário onde 70% da população depende do SUS (Sistema Único de Saúde) por não ter acesso a planos particulares, vimos a necessidade latente de apoiamos negócios de impacto com soluções inovadoras voltadas à resolução de alguns dos grandes desafios públicos do setor. Com esse olhar sobre os problemas e as oportunidades, vamos dar suporte as startups que apresentem potencial de impactar positivamente milhões de brasileiros e brasileiras”, avalia Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia

Ela acrescenta que um dos objetivos do programa é apoiar uma nova geração de empreendedores e negócios que olhem para desafios complexos e tragam soluções inovadoras para velhos problemas.

Na análise de Fábio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin, a inovação do programa reside na busca de soluções a partir dos principais desafios dos serviços públicos de saúde do país – que impactam diretamente o cotidiano de milhões de brasileiros.

“Acreditamos que os negócios de impacto social focados na saúde possam ampliar o acesso, qualificar e complementar os serviços públicos, trazendo mais dignidade e qualidade de vida para grande parte da população. Nosso objetivo é encontrar soluções que tenham potencial de gerar alto impacto social na temática para serem aceleradas em um curto período de tempo”, analisa.

Ao final do programa, os participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante. Os empreendedores que concluírem o programa também passam a fazer parte da Rede Artemisia e terão acesso permanente à equipe e eventos da Artemisia no setor de saúde.