Empresa assinou os 7 princípios de empoderamento feminino da ONU
A Sodexo Benefícios e Incentivos assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (do inglês Women´s Empowerment Principles, ou WEPs) das Nações Unidas, através do qual reforça o compromisso de oferecer um ambiente de trabalho igualitário, diverso e inclusivo, para homens e mulheres, com base nas sete práticas da ONU Mulheres e do Pacto Global.
Os Princípios de Empoderamento das Mulheres orientam as corporações a adaptar as políticas existentes ou criar iniciativas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado, em sua cadeia de valor e na sociedade.
“Acreditamos que igualdade entre gêneros é, além de o certo a se fazer, um ótimo negócio. Ela favorece os resultados financeiros e não financeiros das empresas, como o aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores, reputação e reconhecimento de marca”, afirma Aline Tieppo, gerente de Comunicação Interna e Diversidade e Inclusão da Sodexo.
Ao lado da questão da fome e do desperdício, a igualdade de gênero é um assunto prioritário no mapa da responsabilidade corporativa da companhia, chamado Better Tomorrow 2025.
Ainda segundo a Aline, a empresa criou estratégias para ter 40% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025. “Mas não é apenas sobre nós. Estamos em posição privilegiada para fazer a mudança acontecer. Em nossa cadeia de suprimentos, por exemplo, priorizamos o trabalho com pequenas empresas lideradas por mulheres e incentivamos nossos fornecedores a adotar a inclusão de gênero”.
OS 7 PRINCÍPIOS
1- Liderança promove igualdade de gênero – o grupo de líderes que representa a empresa incentiva e estabelece metas para atingir o equilíbrio entre os gêneros em todos os níveis da companhia.
2- Oportunidades iguais, inclusão e não discriminação – no ambiente de trabalho, tratar de forma justa homens e mulheres, respeitando e apoiando os direitos humanos.
3- Saúde, segurança e ausência de violência – desenvolver medidas e implantar ações que garantam a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os funcionários, homens ou mulheres.
4- Educação e treinamento – investir em políticas e programas específicos para a promoção de mulheres em todos os níveis de trabalho, incentivando-as, inclusive, a ocupar posições em cargos que não sejam os tradicionais.
5- Desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização – esse princípio inclui ações como optar for empresas fornecedoras que sejam lideradas por mulheres e até o respeito à dignidade das mulheres em peças publicitárias que divulguem os produtos da companhia.
6- Liderança e engajamento comunitário – atuar junto à sociedade buscando oportunidades de promover o empoderamento das mulheres nas comunidades em que elas estão inseridas.
7- Transparência, medição e prestação de informações – medir regulamente e divulgar publicamente o progresso das ações que buscam atingir a igualdade de gênero.