ABRH Brasil

Embora pequeno, resultado reflete estabilidade nas contratações
Skeeze/Pixabay
construction-681554_skeeze_pixabay_br

Com um aumento de 0,01% nas contratações, a indústria paulista gerou 500 vagas de emprego em setembro. O resultado mostra estabilidade no saldo de vagas pelo terceiro mês consecutivo.

Apesar de ser pouco expressivo, o número é superior à média histórica para o mês entre os anos de 2014 e 2017 –em que foram encerrados, em média, cerca de 9 mil postos de trabalho.

Já no acumulado do ano, o saldo do emprego na indústria do estado segue positivo em 13,5 mil vagas, alta de 0,62%

Para José Ricardo Roriz Coelho, 2º vice-presidente da Fiesp, “os empresários não têm perspectivas de investimentos em razão da indefinição do quadro político, o que deixa o emprego em compasso de espera”.

Avaliando ainda a atividade econômica, que segue sem grandes mudanças desde o início do ano, Roriz projeta para o encerramento de 2018 uma baixa de 35 mil postos de trabalho na indústria paulista.

Entre os 22 setores pesquisados, oito ficaram positivos; cinco, negativos; e nove, estáveis.

Entre os positivos, os destaques ficaram por conta de produtos minerais não metálicos, com geração de 900 postos de trabalho, seguidos por produtos alimentícios (738) e celulose, papel e produtos de papel (666).

No campo negativo ficaram, principalmente, couro e calçados (-2.106), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-814) e coque e derivados do petróleo e biocombustíveis (-724).