ABRH Brasil

 Evento da seccional catarinense foi realizado nesta quarta, em Itajaí

Ana Carolina Cenatti/Compreendo Comunicação
ABRH-SC_10 Forum ABRH-SC_br

A cidade de Itajaí (SC) sediou, nesta quarta-feira (24), a 10ª edição do Fórum ABRH-SC, que reuniu gestores de pessoas de organizações de todo o estado sob o tema Expanda seu mundo.

Durante o dia, o debate, sustentado pelos pilares da inovação, cultura e liderança, foi conduzido pelos palestrantes Marcelo Pirani, sócio-diretor da Cenarium Training & Coaching; Sandra Gioffi, diretor-executiva da Accenture no Brasil; e Hugo Kovac, CFO da 99jobs.

“É um evento direcionado para profissionais que trabalham com gestão de pessoas, não só profissionais de Recursos Humanos. São três pilares muito importantes para as empresas e que devem andar em sintonia”, afirmou  Paulo Sérgio de Souza Corrêa, presidente da ABRH-SC.

Sandra deu início ao dia falando sobre cultura e comportamento. Segundo ela, o exemplo é o modelo de liderança. “Estamos discutindo teoria e prática sobre como devemos transformar as organizações. Muito se fala em inovação e digital, mas é preciso ter comportamentos e líderes inovadores para que isso aconteça”, falou.

Pirani completou falando que 82% das pessoas deixam o emprego por causa de relacionamentos e que esses três pilares, se praticados em conjunto, podem salvar a organização. “A falta de cultura pode prejudicar a estratégia, o que prejudica também os desejos, sonhos e visões. Se a liderança estiver desatenta, não vai mudar a cultura e nem valorizar as pessoas. Por fim, se não inovarmos vamos parar no tempo”, explicou.

Já Kovac abordou as empresas da era da digitalização e destacou que não há fórmulas prontas para ter sucesso. “A inovação é tudo o que a gente pensa. Hoje quero estimular o pensamento crítico no nosso dia a dia. Leituras diferenciadas, como sociologia e antropologia, que podem parecer distantes, geram pensamentos críticos e trazem nossas próprias inovações”, destacou.

Entre uma dinâmica e outra, os três pilares foram discutidos por todos os presentes. Cerca de 100 profissionais falaram sobre seus principais desafios, profissionais e pessoais, com cases do dia a dia de quem trabalha com a gestão de pessoas. “Por meio dessas discussões fechamos o dia com uma ação em que todos puderam levar para suas empresas um plano para colocar em prática nos próximos meses”, explicou Corrêa.

Para o presidente da associação, a 10ª edição foi um sucesso, assim como as demais realizadas. “Um momento de disruptura, inspiração, discussão de ideias e novas visões para a gestão de pessoas”, finalizou..