Mudança inclui novos cursos para colaboradores e comunidade
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A CPFL Energia, grupo privado do setor elétrico brasileiro, reestruturou sua universidade corporativa (UC) que, renomeada como Universidade CPFL e com investimento médio anual de R$ 14 milhões, amplia agora a oferta de cursos de aprimoramento e capacitação para os quase 14 mil colaboradores e para a comunidade.
A universidade terá o papel de facilitadora do desenvolvimento do conhecimento, encorajando o profissional a assumir o protagonismo da própria carreira e a buscar e estimular seus colegas no desenvolvimento de novas habilidades. Para isso, irá fortalecer o aprendizado de soft skills, ou habilidades mentais, emocionais e sociais que complementam a formação técnica de um profissional e aprimoram seu desenvolvimento.
O processo, que marca o aniversário de 10 anos da universidade, foi iniciado com um levantamento com a alta liderança da empresa e a realização de benchmarking com outras universidades corporativas reconhecidas no mercado. O estudo revelou a importância de a empesa direcionar os seus esforços para conduzir os colaboradores a uma cultura de multinegócios, inovação, agilidade e foco no cliente.
Processo foi iniciado com levantamento junto à alta liderança da empresa e benchmarking com outras UCs
O reposicionamento busca atender a um novo perfil de profissional do setor elétrico brasileiro, que vem se transformando com o advento da liberalização do mercado, do empoderamento do consumidor e do advento de novas tecnologias, como geração distribuída, redes inteligentes, digitalização e mobilidade elétrica.
“Se antes bastava ter bom conhecimento técnico, novas tecnologias e o surgimento de um cliente mais exigente e consciente requerem que o profissional que atua em uma empresa de energia também tenha uma visão de gestão, liderança e inovação”, afirma Rodrigo Ronzella, diretor de RH da companhia.
A universidade conta com cursos presenciais e on-line, divididos em quatro escolas de ensino: Escola de Excelência Operacional, para a área de engenharia e centros de operações das distribuidoras; Escola de Excelência no Atendimento, direcionada aos treinamentos técnico-comerciais; Escola de Negócios e Inovação, responsável pelos treinamentos que suportam o desenvolvimento dos negócios, com foco no alcance das alavancas estratégicas; e Escola de Liderança, para o desenvolvimento dos gestores.
A universidade conta com a Multi RH, plataforma de aprendizagem digital e interativa
Os colaboradores têm acesso a mais de 200 ações formativas presenciais, dentre as quais treinamentos técnicos operacionais e comerciais, treinamentos corporativos e de liderança, programas de requalificação, eventos externos, palestras. A Universidade também oferece uma plataforma de aprendizagem digital e interativa, conhecida como Multi RH, com mais de 50 cursos ativos, os quais abrangem: 1) treinamentos técnicos, por meio de simuladores virtuais; 2) treinamentos específicos algumas áreas; 3) treinamentos comportamentais, como ética, gestão do tempo, nutrição e qualidade de vida, entre outros.
Além disso, a Universidade CPFL possui parcerias com a FIA – Fundação Instituto de Administração, Fundação Dom Cabral, Faculdade Anhanguera de Campinas, Metrocamp e com a consultoria FranklinCovey para oportunidades de graduação, pós-graduação, MBA e especialização. Esses cursos são oferecidos aos colaboradores do Grupo CPFL e, em sua maioria, se estendem para os familiares.
Para a comunidade, a principal iniciativa é o projeto Escola de Eletricistas, curso gratuito para a formação de eletricistas nas comunidades em que as cinco distribuidoras do grupo atuam nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.