Segundo estudo da Sodexo, Interação Social e Reconhecimento foram os fatores com maior queda
Em 2018, o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho foi de 6,21 pontos (em uma escala de 0 a 10), queda de 4% em relação ao mesmo período no ano passado (6,48 pontos).
A análise de 13.159 respostas de trabalhadores por todo o país durante o ano passado mostrou ainda que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho, que influenciam diretamente a percepção e experiência de um indivíduo, apresentaram queda, com reduções que variam de 2% a 6%. Os tópicos relacionados a Interação Social (6,57 pontos) e Reconhecimento (5,55 pontos) foram os que mais caíram no período: 6% e 5%, respectivamente.
“O cenário político indefinido que permeou o ano de 2018 em virtude da eleição presidencial e do impasse das reformas tributária e da previdência, além da leve retomada no crescimento da economia e da redução da taxa de desemprego, provocaram instabilidade econômica, limitando o investimento das empresas e impactando no ambiente de trabalho. Tal redução impactou diretamente a percepção de tópicos relacionados à promoção no trabalho e treinamentos profissionais, que acumularam as piores notas durante o período, 4,57 e 4,70 pontos, respectivamente”, analisa Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.
O resultado também apontou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres – 6,29 pontos contra 6,19 –, e que o Reconhecimento (6,66 pontos) e Saúde e Bem-estar (6,61 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação em comparação a 2017.
O segmento com maior índice de satisfação foi a Sistemas/TI (6,61 pontos) e o de menor índice foi a área de Produção (5,94 pontos).
Já a região do país com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Norte (6,43 pontos) e a de menor, a Sudeste (6,09 pontos).
“O resultado mostra também que a satisfação com itens relacionados à interação social, como apoio do gestor, ferramentas para compartilhar conhecimento e respeito com o qual o colaborador é tratado no ambiente de trabalho, apresentou uma queda de 6% em comparação a 2017, o que enfatiza ainda mais a insatisfação dos entrevistados. Continuaremos monitorando e analisando o indicador com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações