Voltada a colaboradores e franqueados, iniciativa visa garantir a gestão e a sustentabilidade da rede
Com quase 10 mil funcionários e 280 diretores franqueados em todo o país, a rede do varejo ótico Óticas Diniz lançou a Universidade Diniz, plataforma de educação corporativa, para estimular a capacitação técnica e as boas práticas de gestão da companhia. Estruturada em três frentes de ensino para aulas presenciais e a distância, a universidade corporativa oferece cursos para desenvolver competências técnicas e habilidades pessoais.
“Identificamos a necessidade de contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento contínuo da nossa rede para assegurar o crescimento sustentável nos próximos anos. Acreditamos que, com isso, conquistaremos grandes objetivos, mas, principalmente, reforçaremos a cultura das Óticas Diniz”, afirma Ariane Diniz, diretora Administrativa Financeira e de Produtos.
Idealizadora do projeto, Ariane diz que a iniciativa também busca oferecer possibilidades de crescimento interno. “Nossa rede tem uma formação mais orgânica. Por isso, muitos dos nossos colaboradores se dedicaram muito e conseguiram subir de carreira, começando como motoboys e recepcionistas, até virarem verdadeiros empreendedores. E hoje temos diversos casos nos quais eles têm várias unidades e são bem-sucedidos”, conta.
Na Escola de Pessoas, o foco são os princípios de liderança, atração e seleção, comunicação e feedback, enquanto na Escola de Negócios os módulos abrangem visão de mercado e do setor ótico, além de finanças e, na Escola de Operações, os conteúdos são voltados à gestão de processos operacionais, como técnicas de vendas, compras e estoque e marketing de varejo.
O projeto terá início em abril e será aperfeiçoado a cada nova turma, tanto em conteúdo, quanto em estrutura, para atender a demanda. Já na primeira turma foi necessário aumentar o número de vagas, com lista de espera.