A Transformação Digital é um fenômeno que fala sobre a incorporação da tecnologia digital às soluções de problemas do cotidiano tradicionais. Ela é essencial para integrar diversos setores de uma sociedade que se digitaliza cada vez mais por si só.
Quando falamos sobre a Transformação Digital dentro das empresas, é fácil cair no senso comum e pensar que ela significa apenas incorporar novos recursos tecnológicos nos processos corporativos. Mas, apesar de isso ser sim uma parte importante para organização, é necessário entender que ela representa na verdade uma mudança estrutural e cultural muito mais profunda.
A Transformação Digital não é um assunto apenas do setor de T.I, nem se trata de utilizar necessariamente os softwares mais avançados. Ela deve ser conversada com todos, reavaliando todo o sistema de negócio, quebrando paradigmas, rompendo com padrões de comportamentos passados e mudando a mentalidade das empresas.
Nesse momento, é preciso implementar um mindset digital em todos os setores da organização, engajando as pessoas em uma mudança coletiva que crie uma sensação de pertencimento, mantendo-as motivadas e atuantes em um ambiente genuinamente colaborativo, que leva à inovação.
Assim, entendendo que a transformação não é apenas tecnológica, mas cultural, é impossível desassociar o RH ou o Time de Pessoas do protagonismo da Transformação Digital das Empresas.
Como o RH se relaciona com a Transformação Digital na prática?
O Time de RH deve começar a enxergar a tecnologia como recurso para as soluções do negócio, alterando a sua forma de atuação com os colaboradores, e, consequentemente, dos colaboradores com seus clientes. A tecnologia não pode ser vista apenas como um facilitador de processos, mas como parte central de todas as soluções.
O futuro dos negócios dependerá cada vez mais da capacidade de aprimorar continuamente a experiência dos colaboradores e uma gestão mais ágil pautada na tecnologia é ponto chave para isso.
Além da vantagem competitiva agregada a uma empresa que pensa digitalmente ao lado de seus clientes e colaboradores, substituir processos manuais por fluxos de trabalho automatizados garante mais produtividade e eficiência, aumentando o desempenho da empresa como um todo.
Essa automatização também pode ser usada como ferramenta para ouvir as pessoas que trabalham na empresa e orientar a implementação e o desenvolvimento de práticas e soluções efetivas para o problema.
Embora o contexto seja tecnológico, a Transformação Digital pode e deve ser mais humana. Segundo o diretor executivo de Pessoas e Cultura da VR Benefícios, os profissionais de RH vão conviver cada dia mais com algoritmos, analytics e outros tipos de automação e precisarão se adequar. Entender que as tecnologias não são uma ameaça, pelo contrário, podem ajudar a tomar decisões consistente e assertivas é um primeiro passo promissor.
“Quanto mais tecnológica a base da gestão, mais focada em gente tornamos a atuação da área de Pessoas. E quanto mais avançamos para um desenvolvimento organizacional que seja facilitador da estratégia de negócios, com times que evoluem inspirados em pensar diferente para fazer a diferença, estaremos mais abertos à mudança para repensarmos como ampliar o impacto positivo das nossas soluções em benefícios na vida das pessoas”, explica João. “O EVP (employee value proposition) mais poderoso que oferecermos às pessoas é a oportunidade de unirem seu propósito ao da organização, para juntos construirmos algo maior e melhor”, conclui.