Não é raro encontrar no setor de RH diversas maneiras de executar a mesma tarefa. É comum, também, existir mais de um processo que soluciona o mesmo problema.
O que acontece é que a falta de comunicação (e documentação) impossibilita a unificação de processos e etapas. Assim, profissionais se veem obrigados a criarem seus próprios métodos, com suas técnicas e metodologias específicas, gerando uma redundância no setor.
Ao fim, esse cenário resulta em um RH com processos desalinhados e burocráticos — principalmente no recrutamento e na admissão de talentos.
E pensando nesse contexto, resolvemos falar um pouco mais sobre a jornada de talentos unificada e seus impactos positivos no RH. Confira!
O que é uma jornada unificada no RH?
No contexto de Recursos Humanos, ter uma jornada de talentos unificada significa criar processos que se conectam, do início ao fim, para que a pessoa contratada tenha uma experiência fluida e amigável.
Já para o RH, uma jornada unificada representa a conexão de processos: a contratação, seleção, admissão, treinamento e gestão de pessoas, por exemplo, centralizadas e conectadas o tempo todo.
Dessa maneira, é possível criar processos (e documentá-los) para que todas as pessoas do setor os vejam e sigam. Assim, eliminando planilhas, reuniões e trocas intermináveis de e-mail.
Muitas frentes de Recursos Humanos podem ser integradas e unificadas, mas as mais comuns são:
- Recrutamento e seleção: para a contratação de talentos;
- Admissão: para a admissão de pré-colaboradores;
- Treinamento: para desenvolvimento das pessoas colaboradoras;
- Clima e engajamento: para acompanhar e gerir a cultura organizacional e engajamento do time.
Diminuir a burocracia é o objetivo
Quando falamos em criação de processos, é necessário reforçar que não necessariamente significa mais burocracia, pelo contrário.
A unificação da jornada dos talentos tem a intenção de unificar processos estratégicos e essenciais, que melhoram a rotina do RH e das pessoas candidatas. Eliminando assim tarefas secundárias e paralelas que ocupam o tempo do time de RH, e que no fim não trazem resultado.
Mas como a unificação da jornada é feita?
A melhor forma de unificar processos é por meio de tecnologia. Afinal, quando criamos algo físico, esta criação está (na maioria das vezes) limitada ao seu espaço de criação.
A tecnologia possibilita então a quebra de barreiras geográficas.
Portanto, ferramentas de RH on-lines são a melhor maneira de integrar processos em um único lugar!
A Gupy, por exemplo, possui um ecossistema que engloba processos de recrutamento, admissão, educação corporativa, clima e engajamento. Dessa forma, o setor possui em mãos tecnologias inteligentes de ponta a ponta, unificadas e fluidas para executar as tarefas diárias.
E quais as vantagens de uma jornada unificada?
Para o RH e principalmente para as pessoas candidatas, uma jornada unificada traz benefícios diários e de grande impacto. A seguir listamos alguns:
- Processos em um único lugar: você terá um recrutamento padronizado, seguido por todos os recrutadores, possibilitando assim uma seleção de talentos mais justa e ágil;
- Redução de erros: a unificação evita que organizações paralelas sejam feitas, reduzindo assim erros no setor;
- Documentação em um único lugar: todas as anotações estarão registradas em conjunto, sempre disponíveis para consulta;
- Menos ferramentas: com uma única contratação você consegue executar processos no RH, sem necessidade de contratar ferramentas paralelas;
- Segurança de dados: tanto os dados internos quanto das pessoas candidatas estarão seguros;
- Otimização de tempo e de recursos: a unificação possibilita maior agilidade para o time, ao mesmo tempo que reduz investimentos do setor.
Para quem busca proporcionar uma experiência única e fluida para colaboradores e candidatos e, ao mesmo tempo, otimizar processos internos, um ecossistema de RH é uma ótima opção — principalmente para quem busca a transformação digital.
Esperamos que este artigo tenha elucidado as principais questões sobre o tema.
Até a próxima.