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O RH da empresa está passando dificuldades com a sobrecarga de aplicativos? Ou continua enfrentando processos manuais, que demandam tempo e são passíveis de erros? Com a aplicação da IA na gestão de pessoas, é possível dar adeus a estes problemas

Um estudo, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), aponta que 59% das empresas já estão adotando o uso de IA para automatizar processos, como: recrutamento e seleção, integração, treinamentos, entre outros.

Entenda, neste artigo, como a Inteligência Artificial pode auxiliar o RH no seu dia a dia, os principais benefícios e como ela pode ser aplicada.

O que é Inteligência Artificial?

O conceito de Inteligência Artificial é utilizado para se referir à simulação humana em máquinas programadas para aprender e tomar decisões. A tecnologia foi criada em 1955, pelo professor da Universidade de Dartmouth, John McCarthy. Este campo da ciência é voltado ao estudo e desenvolvimento de máquinas que realizam atividades humanas de modo autônomo.

A IA utiliza tecnologias, como: algoritmos, sistemas de aprendizado de máquina, redes neurais artificiais, entre outros, que auxiliam a simular o comportamento humano. O principal objetivo da IA é desenvolver máquinas que possam operar com o mesmo nível cognitivo humano, ou até mesmo superá-lo.

Devido à crescente ascensão do IA, diversos setores estão aderindo a esta tecnologia, inclusive o RH. Isso porque ela permite a simplificação de processos tradicionais, facilita a gestão de talentos e de desempenho da equipe.

Inteligência Artificial na gestão de pessoas: como ela auxilia o RH?

De um modo geral, o uso da IA na gestão de pessoas proporciona uma série de facilidades para o RH. A tecnologia possibilita a automação de processos, como a triagem de currículos, marcação de entrevistas, envio de feedbacks, entre outros.

Além disso, a Inteligência Artificial, ao contrário do que possa parecer, pode humanizar o departamento de Recursos Humanos. Isso porque ela permite a automação de tarefas manuais e burocráticas.

Dessa forma, o setor ganha tempo para a realização de atividades mais estratégicas, e principalmente, podem se dedicar mais à integração e desenvolvimento dos colaboradores.

Na prática, a IA na gestão de pessoas torna o RH um setor mais humanizado, pois permite:

  • Aumento da eficiência e produtividade: tarefas manuais, repetitivas e burocráticas podem ser automatizadas, o que permite aumentar a produtividade da equipe do RH.
  • Melhora a comunicação: a IA possibilita o uso de sistemas por reconhecimento de voz ou texto, o que facilita a interação com os candidatos e colaboradores, por meio de chatbots e assistentes virtuais.
  • Personaliza soluções: com auxílio da IA, os profissionais do setor podem oferecer soluções de acordo com as características dos profissionais. Por exemplo, por meio de algoritmos, a IA analisa os dados do candidato e sugere a vaga ideal, cursos para o desenvolvimento, planos de carreira adequados, entre outros.
  • Amplia a diversidade e inclusão: a IA permite o fortalecimento da cultura organizacional, deixando-a mais rica e inovadora. Isso porque ela possui algoritmos voltados à análise de sentimentos e elimina o viés inconsciente. Assim, as avaliações são mais justas e imparciais, considerando apenas os critérios relevantes para a vaga.

IA na gestão de pessoas: quais os benefícios?

A Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada no RH. A tecnologia facilita processos, como seleção e recrutamento, gestão de talentos e de desempenho, integração de colaboradores, treinamento, entre outros.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios da adoção do uso de IA na gestão de pessoas.

Simplifica o recrutamento

Com o auxílio da IA, a seleção e recrutamento de candidatos se torna mais simples. Ela permite consultar um banco de dados, identificar padrões, fazer análise de dados e tomar decisões sobre a contratação de novos colaboradores. Na prática, a tecnologia aponta quais são os talentos mais qualificados, eliminando os que não possuem os requisitos desejados, facilitando a contratação de profissionais alinhados com a empresa.

Além disso, por meio da inteligência artificial é possível atrair os melhores talentos. O HCM da Senior, por exemplo, permite a captação de perfis que admiram a marca e a empresa de modo espontâneo. Assim, o RH pode criar seu próprio banco de dados e currículos e potencializar contratações futuras.

Aprimora os processos de integração

A adoção da IA traz benefícios significativos, principalmente, para os processos de integração. Com ela é possível criar uma jornada do colaborador personalizada. Portanto, cada membro da equipe possui um plano de treinamento e desenvolvimento personalizado com base em seu estilo de aprendizagem, nível de habilidades e requisitos desejados para a função.

Outra excelente vantagem é a possibilidade de simular cenários realistas para a prática de atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, o colaborador treina para o novo cargo, sem ser sobrecarregado em seus primeiros dias.

Além disso, com o auxílio dos chatbots e assistentes virtuais, os profissionais ganham suporte 24 horas por dia, para tirar qualquer dúvida em relação ao novo trabalho. Já o RH consegue acompanhar o processo seletivo e de integração de ponta a ponta, e, assim, verifica o progresso de cada novo colaborador nos treinamentos a partir da análise de  KPIs.

Reduz o viés inconsciente

Estudos estimam que 67% dos profissionais de RH visualizam a IA como uma ferramenta com potencial de reduzir preconceitos durante o recrutamento.

A IA concentra-se apenas nas habilidades e experiências dos candidatos. Portanto, os algoritmos analisam os currículos e selecionam apenas os profissionais com perfil correspondente aos requisitos da vaga. Ela pode analisar, ainda, fatores relacionados à personalidade dos candidatos e desempenho no local de trabalho.

A tecnologia reduz o viés inconsciente, contribuindo para a construção de uma equipe equilibrada e diversa, garantindo um processo de contratação justo e livre de preconceitos.

Melhora o engajamento e a satisfação dos colaboradores

Segundo o estudo da Forbes Insights, profissionais com experiências personalizadas de trabalho e desenvolvimento têm 40% mais chances de estarem engajados e satisfeitos com o trabalho.

Com o auxílio da IA na gestão de pessoas, é possível oferecer aos colaboradores suporte a todo momento, responder perguntas e solucionar problemas, assegurando uma experiência positiva para os profissioanis.

Guia prático para utilizar a IA na gestão de pessoas

Agora que você já entende como a IA na gestão de pessoas pode auxiliar o RH e conhece seus principais benefícios, deve estar se perguntando como a tecnologia pode ser usada na rotina do setor.

A seguir, trouxemos 4 passos simples que podem ajudar!

#1 Defina suas necessidades

Antes de aplicar a IA na gestão de pessoas, é preciso entender quais são as necessidades e as prioridades da organização.

Com a equipe do RH reunida, verifique quais os problemas precisam ser solucionados, as oportunidades que podem ser exploradas e os resultados que a empresa busca alcançar com o auxílio da IA.

#2 Escolha as ferramentas adequadas

Em um segundo momento, é necessário pensar nas ferramentas a serem escolhidas. Lembre-se: elas precisam se adequar às necessidades e prioridades da organização.

Por isso, é fundamental considerar aspectos como suas funcionalidades, usabilidade, compatibilidade com as ferramentas atuais, segurança e o custo-benefício.

Atualmente, no mercado, existem diversas ferramentas com diferentes propósitos na gestão de talentos, como: chatbots, plataformas de aprendizado online, sistemas de análise de dados, softwares de IA generativa, entre outras.

#3 Treine os colaboradores

Ferramentas escolhidas? Então, é hora de treinar sua equipe, pois de nada adianta excelentes ferramentas se ninguém souber como utilizá-las.

Portanto, é de extrema importância que a empresa forneça o treinamento necessário, para que os colaboradores entendam sobre o funcionamento, benefícios e limitações dos sistemas com IA na gestão de pessoas. Além disso, é essencial orientar o time sobre as melhores práticas e cuidados ao lidar com esta tecnologia.

#4 Analise os resultados

Por fim, é necessário analisar os resultados proporcionados pelo uso de IA na gestão de pessoas, verificando se corresponde ao esperado e atende às expectativas iniciais.

Isso envolve, principalmente, o monitoramento de indicadores de desempenho, coleta de feedbacks dos colaboradores e gestores, assim como a análise dos pontos positivos e negativos.

Conclusão

O uso da IA na gestão de pessoas pode proporcionar uma série de ganhos para o setor de Recursos Humanos. A tecnologia permite a automação de tarefas manuais, reduz o tempo gasto com tarefas burocráticas e morosas, assim como melhora os processos de recrutamento e seleção, integração, desenvolvimento, entre outros.

De outro modo, a tecnologia também contribui para atrair e reter os talentos certos e criar planos de carreira assertivos, otimizando o desenvolvimentos dos profissionais.

Além disso, com auxílio da IA, a experiência dos colaboradores é aprimorada, o suporte aos profissionais é ampliado, e o RH ganha mais tempo para se dedicar ao capital humano.

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