*Por Tatiana Romero
Conflitos normalmente surgem quando pessoas com interesses em solucionar um problema trazem perspectivas, experiências ou necessidades diversas. Essas divergências são positivas, pois levam a debates e questionamentos de ideias. Já a ausência de um espaço propício para diálogos pode resultar na desmotivação daqueles que inicialmente estavam engajados, e ambientes em que todos reúnem as mesmas opiniões geralmente são locais em que a liberdade e a segurança para expressar visões diferentes são suprimidas.
Ainda que exista entre os brasileiros um certo receio de lidar com divergências de opiniões, a presença de conflitos no ambiente organizacional é benéfica. Essa dinâmica estimula a criatividade, fomenta a confiança e aumenta o grau de envolvimento dos colaboradores. Quando as pessoas estabelecem respeito mútuo, têm a capacidade de escuta e se sentem à vontade para se expressar e colaborar com ideias, conseguem agregar muito valor aos debates. No entanto, é importante evitar que o conflito se transforme em confronto, ou seja, uma competição apenas por ideias sem considerar o que é melhor para a empresa e muitas vezes com desmerecimento das trajetórias profissionais ou das contribuições de outras pessoas.
Para promover um ambiente baseado na confiança, onde as pessoas percebem que suas perspectivas são cuidadosamente consideradas, seus esforços são valorizados e o trabalho de seus colegas é igualmente apreciado, é crucial que a liderança facilite oportunidades de diálogo aberto. Além disso, é de grande importância que os gestores planejem sessões de desenvolvimento que envolvam todo o grupo, enquanto evitam manifestações de sua preferência. Dessa forma, cada indivíduo pode experimentar a mesma dose de confiança por parte de seus líderes.
Uma habilidade crucial nas lideranças é a gestão inclusiva e para isso é essencial a adoção da Comunicação Não-Violenta, também conhecida como CNV. Ao incorporar uma CNV nas interações do dia a dia e especialmente no feedback, é possível cultivar uma comunicação que seja tão eficaz quanto empática. Na Ticket, por exemplo, olhamos com cuidado para essa questão, orientando e habilitando nossas lideranças para estarem sempre próximas de suas equipes, estabelecendo diálogos abertos no dia a dia, a fim de entender se os profissionais se sentem ouvidos e participativos. Desse modo, conseguimos enxergar a existência de ruídos na comunicação, que podem transformar conflitos em confrontos.
Zelar pela saúde emocional das equipes também é uma prática importante para que os diálogos no ambiente de trabalho sejam mais saudáveis. Nesse sentido, recentemente ampliamos as sessões de terapia gratuitas para nossas pessoas. Antes, cada colaborador tinha direito a três atendimentos gratuitos por ano. Agora, são sessões ilimitadas. Também contamos com uma área totalmente dedicada à saúde do público interno com um comitê que se atenta a necessidades específicas e particulares dos profissionais.
Alcançar resultados por meio do conflito de ideias exige uma abordagem empática e dinâmica. Com treinamentos contínuos e de aprimoramento de lideranças, promovemos a criação de um ambiente propício ao diálogo e à troca de ideias. Dessa forma, a empresa fomenta a liberdade de expressão, o que por sua vez contribui para a satisfação e o engajamento dos colaboradores, resultando no aumento da produtividade e no crescimento da organização.
*Tatiana Romero é Diretora de Recursos Humanos da Ticket.