ABRH Brasil

Evento reuniu especialistas do assunto e representantes do meio empresarial

A ABRH Brasil realizou o Fórum de Saúde Mental (FSM) de forma online e com a participação de 18 palestrantes ao longo de oito horas de evento. O fórum, realizado em 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, abordou o tema a partir da perspectiva corporativa e através de vários aspectos, como pandemia, cultura empresarial, home office, burnout e saúde financeira.

Na abertura, Paulo Sardinha e Luiz Edmundo Rosa, respectivamente presidente e diretor da ABRH Brasil, destacaram como as questões ligadas ao bem-estar psicológico no ambiente profissional afetam todos os aspectos da vida, sendo a saúde mental uma prioridade da associação e um direito humano universal. O FSM foi apresentado pelo Dr. Eugênio Mussak, sócio conselheiro da revista Vida Simples, que iniciou o debate enfatizando os tabus que envolvem o tema e como eventos do tipo ajudam a desmistificar o assunto no mundo corporativo.

“As questões relacionadas à saúde são uma pauta permanente da ABRH muitos antes de falarmos de pandemia, já que esse é um elemento que permeia constantemente o mundo do trabalho e as nossas vidas”, destacou Sardinha.

O fórum, que teve representantes de 25 unidades da federação, além de outros países, como Portugal e México, é uma das várias atividades promovidas pela ABRH Brasil na área da saúde empresarial, que também conta com iniciativas como o Programa Empresa Saudável (PES), com o apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e o CONARH Saúde (Congresso Nacional de Gestão de Pessoas, com foco em Saúde)

Manhã

Durante o período da manhã, o primeiro painel foi mediado por Andrea Huggard-Caine, uma das responsáveis pelo PES e parte do comitê do FSM. O debate contou com a participação de André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil, e Cristina Palmaka, presidente da SAP para América Latina e Caribe, que destacaram a importância de preparar os líderes corporativos para lidar com as questões do bem-estar mental em suas empresas.

Em seguida, foram discutidas estratégias internas para facilitar o diálogo e a resolução de problemas relacionados à saúde psicológica no ambiente profissional, com insights de Eduardo A. Marques, diretor executivo de pessoas e cultura do Grupo Fleury; Ladislene Del Giudice, gerente corporativa de saúde na Saint-Gobain; e Miriam Branco, diretora de RH do Hospital Albert Einstein. A mediação foi realizada por Karina Pimentel, vice-presidente ABRH Seccional de Goiás.

O terceiro painel abordou o tema Construindo ambientes saudáveis e inovadores, e trouxe práticas que podem transformar o local de trabalho por meio do amplo conhecimento de Adriana Nascimento Blikstein, diretora-presidente de Governança e vice-presidente de Consumo para América Latina da 3M Brasil. A moderação foi feita por José Ricardo Amaro, diretor de RH da GRSA Compass.

Para finalizar as palestras da manhã, Maria Barreto, CRO do Zenklub, e Rafael Rosa, terapeuta védico e zenxpert de meditação, abordaram a essência do mindfulness e seu papel transformador no ambiente corporativo, com moderação de Silvia Tyrola, diretora de Diversidade da ABRH Brasil e sócia proprietária da GERPPASS.

Tarde

Melhores Empresas em Gestão Saudável foi a temática que iniciou as palestras da tarde, com dicas para alcançar a excelência em saúde corporativa e práticas inovadoras em gestão saudável. O debate contou com a expertise de Pedro Shiozawa, cofundador e cientista chefe na Jungle Medical; Rachel Soares Garcia, diretora de RH na Accenture; e Talita Almeida, superintendente executiva de Recursos Humanos no Bradesco.

Para acrescentar ainda mais conteúdo ao evento, a dupla Os Mentalistas, composta pelos psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz, proporcionou uma palestra interativa, que provocou reflexões sobre comportamento o humano. Em seguida, o público acompanhou uma entrevista enriquecedora com a Dra. Dulce Brito, coordenadora médica de saúde populacional e integrante do Comitê Estratégico de Diversidade e Inclusão do Hospital Israelita Albert Einstein.

O sexto painel do dia abordou a integralidade e os limites no cuidado da saúde mental por meio do olhar experiente de Giusepe Giorgi, diretor de RH para a América Latina na Pirelli. Sob a moderação de Alexandre Toscano, conselheiro de saúde na Pirelli, foram elucidadas estratégias para um cuidado holístico e respeitoso dos aspectos mentais no ambiente corporativo.

Laércio Albuquerque, vice-presidente da Cisco América Latina, partilhou durante a sétima palestra do FSM sua jornada de autoconhecimento e mudança após experienciar um burnout. Sob a moderação de José Carlos Nascimento, diretor de RH da IOB, foram apresentados os desafios e aprendizados que podem surgir em momentos de adversidade.

No último painel do FSM, a conexão entre bem-estar e espiritualidade foi o assunto abordado por Rossandro Klinjey, cofundador e embaixador da Educa, com a moderação de Eugênio Mussak. Para finalizar, foi realizado um compilado de reflexões acumuladas ao longo do evento, com a participação Andrea Huggard-Caine e Silvia Tyrola, moderadoras do evento, e João Guilherme Alves, vice-presidente de RH LATAM da Vestas, que destacou a importância do desenvolvimento de empatia e de uma escuta ativa por parte dos líderes de Recursos Humanos.

“As pessoas têm o direito de ter seu bem-estar assegurado e de se prevenir dos riscos associados a esse tema. Todos têm direito à liberdade, independência e inclusão. O Fórum da Saúde Mental é uma construção coletiva e é parte de um conjunto de atividades da ABRH na área da saúde mental, que é um tema crítico da nossa época”, concluiu Luiz Edmundo Rosa.