Uma pesquisa realizada este ano pela Robert Half, consultoria de recrutamento e carreiras, mostrou que, entre as pessoas que estão empregadas, 57% afirmam que, na hora de aceitar uma nova proposta de emprego, negociam salários melhores caso os benefícios que julgam importantes não sejam oferecidos. Entre as desempregadas, 51% afirmam que levam em consideração os benefícios. Nesse pacote oferecido pelas empresas, o plano de saúde e o plano odontológico ocupam, respectivamente, o 5º e o 7º lugares entre benefícios considerados mais importantes para os profissionais.
A parceria entre o RH e a operadora de planos de saúde deve ser baseada em confiança e transparência. Ambas as partes devem trabalhar juntas para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Investir em um bom plano de saúde empresarial não só beneficia os colaboradores, como também fortalece a imagem da empresa como um empregador que valoriza e cuida de seu capital humano.
O Sistema Unimed é referência no mercado de saúde e atende a mais de 20,5 milhões de pessoas em planos médico-hospitalares e odontológicos, tendo no relacionamento e na qualidade assistencial importantes diferenciais. Com o cliente corporativo não seria diferente. Nesse processo, as principais interfaces são as áreas de Recursos Humanos que, normalmente, são responsáveis pelo gerenciamento dos benefícios de planos de saúde junto aos colaboradores.
A experiência dessas áreas e de seus colaboradores com a marca Unimed é fundamental. Por isso, a Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, conta com o programa RH Experience, que tem como objetivo entender a percepção do Cliente Pessoa Jurídica em relação ao serviço que as cooperativas Unimed oferecem para, com esse olhar, proporcionar uma excelente experiência do cliente.
Cada vez mais, os planos de saúde precisam entender as necessidades específicas de cada cliente corporativo, oferecendo soluções personalizadas que atendam às demandas dos colaboradores. Quando os clientes se sentem bem atendidos e valorizados, a percepção sobre o serviço melhora, o que pode resultar em maior retenção de talentos para as organizações que oferecem o benefício.
O RH Experience proporciona às cooperativas Unimed uma análise aprofundada dessa relação, permitindo a implementação de novas iniciativas para facilitar o gerenciamento da carteira de beneficiários, ampliar a satisfação por meio da melhoria da experiência do cliente e aprimorar o relacionamento com as áreas de Recursos Humanos.
Atualmente, o RH Experience está presente em 65 Unimeds, trabalhando a escuta ativa das empresas contratantes junto às operadoras, verificando processos de satisfação e aperfeiçoamento, qualificando as experiências para esse público. E, em 2024, foi lançado o videocast Fala CX, que aborda temas sobre experiência do cliente com especialistas de mercado, tendo como público-alvo o Sistema Unimed. A cada 20 dias é publicado um episódio novo.
Investir na experiência do cliente e em programas de relacionamento é, portanto, essencial para garantir a satisfação e a fidelização. Com o RH Experience, a marca Unimed reforça seu posicionamento institucional e o seu compromisso de oferecer saúde e qualidade de vida por meio do cooperativismo médico, para que um maior número de pessoas possa viver mais e melhor.