Em vigor desde o começo deste ano, a Reforma Trabalhista ainda gera muitas dúvidas. 180 pontos da CLT foram alterados com a nova legislação e, para esclarecer todas as dúvidas, a ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em parceria com a Nexialistas Consultores, elaborou um guia com as principais informações sobre as mudanças. O conteúdo foi cedido gratuitamente pelo Ministério da Casa Civil.
“O material está bem prático e simplificado para as pessoas entenderem como aplicar a reforma trabalhista no dia a dia. O intuito é que o Guia seja utilizado para fazer reuniões com as equipes e mostrar o que mudou”, diz Wolnei Ferreira, Diretor Jurídico da ABRH-Brasil.
O Guia da Reforma Trabalhista está disponível no site da ABRH-Brasil e aborda temas como negociações coletivas, imposto sindical, trabalhadores autônomos, trabalho intermitente, entre outros. De forma direta e descomplicada, o material explica como era a lei antes e como está agora, citando exemplos práticos.
“Os líderes devem estar seguros para responder às dúvidas dos funcionários e confortáveis para direcioná-los ao RH caso não tenham a informação correta. E, consequentemente, o RH deve estar capacitado para esclarecer todos os questionamentos. A nova lei vai exigir mais autocontrole, equilíbrio e alta capacidade de negociar e resolver conflitos”, ressalta Elaine Saad, presidente da ABRH-Brasil.
Para conferir o Guia da Reforma Trabalhista acesse o site.