Nos dias 17 e 18 de janeiro, o espaço de eventos do hotel Pergamon Frei Caneca, na capital paulista, abrigou o 2º Congresso de Diversidade e Inclusão Corporativa (CDIC), que debateu ações integradas para a inclusão da diversidade nas empresas – do recrutamento de talentos a mudança cultural da organização e de seus colaboradores.
Repetindo o sucesso da primeira edição, realizada em 2017, o evento contou com a presença de cerca de 150 participantes que fazem parte das 500 maiores empresas. Representantes de organizações como Google, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, IBM, Natura, Schneider Electric, Sodexo e Tokio Marine levaram ao público seus cases de sucesso no campo da inclusão e diversidade.
Resultado de uma parceria da HR Academy com a Next Business Media, o congresso conta com o apoio da ABRH-Brasil; a diretora de Diversidade da associação, Jorgete Leite Lemos (foto), participou com a palestra Diversidade e inclusão como diferencial estratégico: Protagonismo da raça negra.
Ao término de sua apresentação, o feedback foi imediato. “Vários participantes me procuraram para elogiar a forma positiva e diferenciada como a questão dos negros no mundo corporativo foi abordada, gerando reflexão e adesão ao conteúdo”, conta Jorgete.
O evento também contou com a participação de Heloísa Covolan, coordenadora do Grupo Temático Direitos Humanos e Trabalho da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que moderou um painel sobre a inclusão de refugiados no mercado de trabalho. Profissionais da Telefônica Brasil, Camicado e Lojas Renner falaram de suas experiências nessa área.