Grande articulador, influenciador e ativista da causa RH. Assim definido pelos amigos e admiradores, Sergio Fuhrmann faleceu nesta segunda-feira, 26 de março.
Profissional de Recursos Humanos e voluntário incansável da ABRH, Fuhrmann, que é natural de São Paulo e vivia no Paraná, presidiu a ABRH-PR entre 1994 e 1995 e foi vice-presidente de Planejamento Estratégico da ABRH-Brasil no período de 1997 a 2002.
“É uma grande perda para o nosso RH. A ABRH se solidariza à família de Sérgio Fuhrmann. Ele certamente fará muita falta. Lamentamos profundamente pelo ocorrido”, manifestou a presidente da ABRH-Brasil, Elaine Saad.
Presidente da ABRH-Brasil de 1998 a 2003, Cássio Mattos, hoje vice-presidente de Relações Institucionais da associação, não poupa palavras para falar do parceiro. “Sergio foi essencial para o sucesso da nossa gestão. Aproximou da ABRH-Brasil os principais executivos e consultores de RH do país, profissionais estes que acreditaram na sua palavra de que a contribuição deles seria ‘para valer’. E assim foi, por isso conseguimos levar nossa entidade para outro patamar. Quem conviveu e aprendeu com o Sergio, aprendeu que, para ser respeitado, você primeiro deve respeitar, aprendeu que o talento deve ser admirado, aprendeu sobre ser humilde sem ser simplório, aprendeu, aprendeu e aprendeu…”
Sônia Gurgel, amiga e parceira de voluntariado na ABRH – atualmente é diretora de Desenvolvimento de Novos Serviços e Produtos da ABRH-Brasil – destaca a habilidade ímpar de Fuhrmann de aglutinar pessoas e manter grupos “vivos”: “Em Curitiba, ele articulou vários grupos de origem profissional, que após um período se tornavam grupos de amigos. E mantinha também grupos em São Paulo – turma do colégio, turma das faculdades que cursou, turmas de empresas por onde passou. Posso dizer que, no Paraná, ele mudou a cara da ABRH, tornando-a muito mais representativa, moderna e participativa na comunidade de RH da Região Metropolitana. Teve também o mérito de levar a ABRH para o interior do Estado”.
Também de Curitiba, a vice-presidente da ABRH-Brasil, Daviane Chemin, destaca: “Apaixonado pela causa do cuidado humano, Sergio Fuhrmann emprestou muitas vezes seu olhar estratégico para as questões da ABRH, desde conteúdo até os aspectos sucessórios da entidade”.
Formado em Serviço Social e em Direito, Sergio Fuhrmann atuou em empresas como Olivetti e Alcan. Atualmente, era sócio-proprietário da MSFuhrmann Consultores em Inteligência Organizacional, especializada em outplacement, jobhunting, coaching, counselling, mentoring & retirement.