Em agosto, visitantes e congressistas do CONARH 2018 – 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas terão a oportunidade de participar de uma iniciativa inédita no evento: o CONARH Experience, área de 360 m², que reunirá vivências motivacionais corporativas associadas a práticas esportivas e recreativas.
No espaço, montado na Expo ABRH, feira de negócios do CONARH, diversas ações focadas em saúde, bem-estar e qualidade de vida vão atrair, integrar e engajar os participantes e, dessa forma, mostrar ao RH como funciona o endomarketing esportivo. O conceito foi desenvolvido pela agência Corporativo Sports, parceira da ABRH-Brasil no CONARH Experience, que leva às empresas o esporte como plataforma de comunicação, aprendizado, associação de marca e visibilidade.
“Os esportes e as atividades de entretenimento oferecem inúmeras possibilidades para ações reais, verdadeiras e transformadoras, que, alinhadas a uma estratégia de endomarketing esportivo, têm o poder de aproximar líderes e liderados, criando um ambiente favorável para produtividade, sustentabilidade do negócio, alinhamento de valores, felicidade, recompensa, satisfação e confiança”, salienta Davis Tenório, CEO da Corporativo Sports.
A metodologia do endomarketing esportivo é composta de quatro pilares interligados, visando ao desenvolvimento de programas, ações e eventos para os diversos públicos da pirâmide organizacional, da base ao topo.
O QUE SERÁ OFERECIDO EM CADA PILAR
EXPERIENCIAR
Serão criadas ações pouco ou nunca experimentadas pelos participantes, como a vivência de esportes paralímpicos – futebol de cego, vôlei sentado e atletismo. O objetivo é proporcionar uma autorreflexão em relação ao que foi praticado, associando-se as ações tomadas e os resultados obtidos com o que acontece no dia a dia do ambiente corporativo.
COMPETIR
Será mostrado como organizar campeonatos de diversas modalidades esportivas ou potencializar os já existentes, a fim de incentivar a prática esportiva e a integração dos colaboradores, aproveitando-se desses momentos de descontração para criar conteúdos relevantes e inspiradores que contribuirão para melhorar o clima organizacional. Os participantes terão a oportunidade de competir em um jogo estratégico, o Street Curling.
DIVERTIR
O foco serão as atividades recreativas e gincanas esportivas – pebolim humano, vôlei guiado, futbolha e futgolf, entre outras atrações –, para o desenvolvimento do trabalho em equipe, que estimula o senso de cooperação e a interação entre os colaboradores, promovendo o coleguismo e o sentimento de pertencimento.
APRENDER
Será realizada uma palestra e uma clínica esportiva com Yohansson Nascimento, um ídolo do esporte paralímpico brasileiro. Ele levará toda a sua experiência como atleta de alto rendimento, mostrando que para competir e vencer é preciso ter foco, planejamento, estratégia, determinação e trabalho em equipe, assim como acontece com os desafios diários do ambiente organizacional.
São parceiros estratégicos do CONARH Experience as empresas Soccer Grass, Bonitas Produções, WeFun, VPS e Maxtreme, os estudantes de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo, o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Associação Cesec e a CBDG – Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.