Em oito painéis, especialistas analisaram novas demandas do mercado, programas de saúde, gestão financeira, prevenção de doenças, saúde mental, entre outros temas de grande importância para o setor
Em mais uma edição de sucesso, o CONARH Saúde de 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), reuniu líderes do setor e profissionais engajados para compartilhar conhecimentos, experiências e as melhores práticas em saúde corporativa. A programação foi composta por oito painéis, que trouxeram cases de sucesso e os desafios da saúde no mercado de trabalho. O evento foi realizado no dia 27 de junho na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo (SP).
Grandes nomes do cenário nacional estiveram presentes para uma troca de experiências e aprendizados, como Mariana Ferrão, jornalista e especialista em Saúde Integral; Luiz Fernando Lopes, diretor científico do Hospital Infantojuvenil de Barretos | Hospital de Amor; e Victor Piana de Andrade, CEO do A.C.Camargo Cancer Center.
Durante a abertura, Paulo Sardinha, presidente da diretoria executiva da ABRH Brasil, e Luiz Edmundo Rosa, diretor da ABRH Brasil, destacaram que o encontro é uma oportunidade única para refletir objetivamente a respeito de práticas mais sustentáveis no âmbito das empresas. “Hoje vamos fazer um respiro para as nossas mentes do cotidiano de trabalho para discutir a saúde corporativa com os melhores e mais bem preparados nomes do setor”, destacou Sardinha.
Debate qualificado
No primeiro painel, Alexandre Toscano, Healthcare Advisor da Pirelli; Fábio Nanci, diretor técnico na ASAP; e Luiz Edmundo Rosa discutiram a evolução contínua da saúde corporativa. Os palestrantes enfatizaram a necessidade de adaptabilidade para atender às novas demandas do mercado e das organizações. “A saúde corporativa está se transformando rapidamente, exigindo que as empresas estejam prontas para implementar mudanças que atendam às necessidades emergentes dos colaboradores”, ressaltou Toscano.
Moderado por Alexandre Toscano e Fábio Nanci, o painel 2 contou com a participação de Eduardo Spinussi, superintendente geral da Fundação Zerrenner, e Werner Dalla, diretor de operações em saúde da Abertta Saúde e diretor de integração da Unidas. Os especialistas discutiram a importância de equilibrar a qualidade dos programas de saúde com a necessidade de controlar custos. Ambos ressaltaram que a eficiência financeira é crucial, mas não deve comprometer a excelência dos programas de saúde oferecidos aos colaboradores.
O terceiro painel, moderado por Eugênio Mussak, médico e professor do MBA de saúde da FIA, e José Carlos Nascimento, diretor de RH da IOB, teve a participação de Victor Piana de Andrade, CEO do A.C.Camargo Cancer Center. Ele destacou como estratégias inovadoras em gestão de saúde podem transformar a produtividade e o bem-estar nas empresas. Andrade enfatizou que uma abordagem proativa e estratégica pode levar a resultados extraordinários, beneficiando tanto os colaboradores quanto a organização como um todo. “É preciso entender o que causa sofrimento nos colaboradores e se preocupar de forma genuína”, apontou.
Minimizar impactos negativos
Luiz Fernando Lopes, diretor científico do Hospital Infantojuvenil de Barretos | Hospital de Amor, abordou no quarto painel, com a moderação de Silvia Tyrola, diretora de diversidade da ABRH Brasil, a relevância da prevenção de doenças para minimizar impactos negativos nas empresas e nas famílias. Lopes defendeu que a prevenção e a intervenção precoce são essenciais para manter a saúde dos colaboradores e evitar crises que possam afetar a produtividade e o ambiente de trabalho. “A única forma de evitar esse ‘tsunami’ é a prevenção e o cuidado com a saúde dos funcionários”.
Moderado por Andrea Huggard-Caine e José Ricardo Amaro, o painel 5 foi composto por Márcio Eduardo Buck, gerente sênior de bem-estar na Natura, e Telma Anunciato, cofundadora da ABPASS. Os palestrantes destacaram a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. Além disso, apresentaram estudos de caso e estratégias para implementar programas de nutrição que beneficiem tanto os funcionários quanto a empresa.
Angélica Carvalho, diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS; Cátia Mantini, secretária executiva-adjunta da ANS; e Érica Vanetti Schiavon, gerente de Atendimento, Mediação e Análise Fiscalizatória discutiram o Programa Empresa Saudável, focado em criar ambientes corporativos mais saudáveis e sustentáveis. Durante o painel 6, moderado pelo Dr. Ítalo Martins, os especialistas apresentaram as iniciativas de bem-estar que podem ser integradas à cultura organizacional, promovendo a saúde física e mental dos colaboradores.
Com a participação de Gustavo Locatelli, consultor internacional de Saúde e Bem-Estar; e Luiz Zoldan, coordenador médico de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, o sétimo painel discutiu a importância estratégica dos investimentos em saúde mental. A moderação ficou à cargo de Eliane Ramos, presidente do conselho deliberativo da ABRH Brasil, e Luiz Edmundo Rosa. Os palestrantes compartilharam práticas globais e soluções inovadoras que têm se mostrado eficazes na promoção do bem-estar nas organizações, ressaltando a importância de um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.
Moderado por Paulo Sardinha e Paula Campoy, presidente da ASAP, o último e mais aguardado painel foi um dos momentos mais disputados do evento, com a participação da jornalista Mariana Ferrão, que compartilhou suas experiências e insights sobre como manter o bem-estar no ambiente de trabalho, destacando práticas que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. “O programa Bem-Estar, que eu apresentei por alguns anos na Rede Globo, me conectou com os pilares de saúde e me fez perceber o privilégio e a responsabilidade de falar sobre esse assunto tão importante”, destacou.
O CONARH Saúde da ABRH Brasil proporcionou uma rica troca de conhecimentos e experiências, reforçando a importância da saúde corporativa como um fator crítico para o sucesso das organizações.
Sobre a ABRH Brasil
A ABRH Brasil, presidida por Paulo Sardinha, está presente em 21 Estados e no Distrito Federal. As seccionais são desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. Filiada à WFPMA (World Federation of People Management Associations) e à FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), a ABRH Brasil é cofundadora e integra a CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa), fundada em 2010.
Informações para a Imprensa
Race Comunicação
Thiago Eid | (11) 98586-0018
Eduardo Atalla | (11) 98193-5907
Heitor Carvalho | (19) 99259-4439