CONARH 2018
Atendimento customizado
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A maior entidade de Recursos Humanos do Brasil se uniu à maior empresa de callcenter da América Latina para oferecer uma experiência diferenciada aos participantes de um dos mais importantes eventos de gestão de pessoas do mundo. Trata-se de uma parceria da ABRH-Brasil com a Atento para promover um salto qualitativo no atendimento ao público do CONARH 2018 – 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.
Essa aproximação não foi casual. Se a ABRH tem uma atuação orientada ao desenvolvimento dos profissionais de RH e ao papel estratégico da área para a sustentabilidade dos negócios, a Atento mostra a efetividade de sua excelência em gestão de pessoas nos resultados: a segunda maior empregadora do país, de acordo com a lista das 500 Maiores Empresas do Brasil de 2017 da revista Exame, foi a única do seu setor a figurar, de 2013 a 2016, no ranking das 25 Melhores Multinacionais para Trabalhar no Mundo, do Great Place to Work.
“As pessoas são um dos principais motores da nossa companhia. Acreditamos que ter funcionários motivados é uma vantagem competitiva e fator essencial para o nosso modelo de negócio. Somos uma empresa com quase 80 mil funcionários no Brasil, por isso temos consciência do nosso papel na sociedade”, diz Regis Noronha, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Atento.
Não à toa, Marketing e o RH atuam bastante próximos na empresa. “Se, por um lado, o time de Marketing busca apoiar o RH na participação em eventos e exposições na mídia, Recursos Humanos executa de forma exemplar seu papel, procurando continuamente a diferenciação na gestão e condução dos processos seletivos e de treinamento”, avalia o executivo, salientando que, atualmente, a Atento possui um produto chamado RH Digital em que todo o processo de seleção e contratação é executado de forma on-line e paperless.
Noronha: Marketing e RH sintonizados Mota: melhor experiência para o público
Foto: Divulgação Foto: Fredy Uehara
Sinergia
A nova equipe do CONARH abraçou um bom desafio: sensibilizar pessoas e empresas sobre a real necessidade e os benefícios de participar do evento, sobretudo em um momento delicado de transformação do país. Um desafio que, aos olhos de Noronha, tem tudo para ser superado, pois, embora as empresas estejam cautelosas em realizar investimentos, a participação pode ajudar os profissionais na condução de suas organizações de forma eficaz. “É uma reunião de protagonistas de todo o processo do desenvolvimento de negócios, extrapolando a fronteira do RH. Sem dúvida, como nas outras edições, será um evento inspirador, com uma rica troca de conhecimento e experiências.”
Para disponibilizar o melhor atendimento, a Atento destacou profissionais que já tiveram envolvimento com a área de Recursos Humanos e, também, possuem habilidade de negociação corporativa, têm facilidade de relacionamento interpessoal, são proativos e motivados por desafios. Além disso, com o objetivo de garantir a identidade da marca ABRH no atendimento, todo o trabalho foi desenvolvido conjuntamente com a associação, que participou ativamente das fases de mapeamento do produto e treinamento da equipe.
Ricardo Mota, superintendente da ABRH-Brasil, diz que a mudança tem sido sensivelmente percebida pelo público do CONARH e pela própria associação. “Quando se é especialista naquilo que faz, podemos fazer melhor e ganhar muita sinergia. Encontramos exatamente isso na Atento. São profissionais muito preparados do ponto de vista técnico e comportamental. A equipe trabalha com o acompanhamento da nossa área de Relacionamento, que, agora, pode se dedicar integralmente à gestão do pós-vendas e de todos os detalhes e, com isso, propiciar, desde o início, uma melhor experiência aos congressistas e visitantes”, assinala.
Protagonista da Transformação é o tema do CONARH 2018, que será realizado de 14 a 16 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Para o congresso, já estão confirmadas as participações de protagonistas do cenário brasileiro como Janete Vaz, fundadora e presidente do Conselho de Administração do Laboratórios Sabin; Leo Chaves, compositor e cantor da dupla Victor & Leo, que, nos últimos anos, se dedicou a aprofundar os estudos na área de gestão da emoção, filosofia e educação familiar e escolar; o empreendedor social Thomaz Srougi, fundador do Dr. Consulta; e a jornalista Márcia Neder, autora do livro A Revolução das 7 Mulheres.
Mais informações:
Tel. (11) 3138-3420
[email protected]
www.conarh.org.br
EDUCAÇÃO EXECUTIVA
Descontos para associados da ABRH
Neste ano, a ABRH-Brasil passa a oferecer mais um benefício para os seus associados: 15% de desconto nos cursos ministrados pela Harvard Business Review Brasil em parceria com a Casa Educação: para não associados, o valor é de R$ 1.490,00 e, para associados, R$ 1.266,50.
Presenciais, os cursos têm carga horária que variam de 16 a 18 horas e são realizados na sede da Casa Educação (Rua Paulistânia, 551, no bairro de Vila Madalena), na capital paulista.
Confira o calendário programado até o momento:
17 e 18 de março
- Programa de Liderança Emocional, com Celso Juc, diretor da M&S Desenvolvimento Humano, coach e consultor credenciado nos instrumentos MBTI, FiroB e Tki.
- Programa de Negociação e Resolução de Conflitos, com Ana de Magalhães, editora-chefe da Harvard Business Review-Brasil e sócia-fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa.
14 e 15 de abril
- Programa de Desenvolvimento de Líderes, com a psicóloga Lia Fonseca, responsável pelo desenvolvimento e realização de processos de transição de carreira e coaching de executivos.
21 e 22 de abril
- Programa Advanced em Corporate Storytelling, com Bruno Scartozzoni, cofundador da primeira agência brasileira especializada em criar e contar histórias para marcas e considerado uma das principais autoridades em storytelling no país.
5 e 6 de maio
- Programa Advanced em Negócios Exponenciais, com Maria Augusta Orofino, um dos grandes nomes do Brasil na área de desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e em design thinking.
Mais informações:
www.casaeducacao.com.br
GESTÃO DE PESSOAS
Cia de Talentos inaugura nova fase
Ambientes de compartilhamento e colaboração estão cada vez mais em alta no mundo corporativo da era digital. E, diferentemente do que muita gente acredita, não se restringem ao universo das startups. Exemplo disso é o Grupo Cia de Talentos, que, em janeiro, completou 30 anos e comemorou a data de forma especial: um novo endereço, que reflete as transformações do mercado de trabalho. Com seus 150 colaboradores, a empresa agora está instalada no WeWork, considerado o maior coworking do mundo, onde grandes empresas de diferentes setores de negócios também estão presentes, entre elas, Yara Brasil, Amazon e McKinsey.
No espaço, instalado no Complexo JK, na capital paulista, as pessoas não têm mesa ou sala fixas e a maioria pode escolher se precisa ou não ir ao escritório para realizar o trabalho do dia. Se estiver no escritório, a regra, construída pelas próprias equipes, é sentar-se com pessoas de outras áreas e em salas diferentes. É possível usar as tradicionais mesas, as áreas com sofás ou ambientes abertos com outras empresas, garantindo a colaboração total ou a confidencialidade, de acordo com a atividade em questão.
“As relações organizacionais não são mais as mesmas. Queremos que nosso time veja cada vez mais propósito no que fazemos, tenha mais equilíbrio entre vida pessoal e carreira e possa desenvolver mais autonomia e empoderamento. A transformação está acontecendo rapidamente e, além de pesquisar o tema, estamos colocando-o em prática”, afirma Sofia Esteves, fundadora do Grupo Cia de Talentos e atual presidente do conselho.
Para Maíra Habimorad, sócia do Grupo e CEO da Cia de Talentos, a mudança de espaço é mais uma ação que concretiza uma série de transformações: de objetivo de negócio, de estrutura de trabalho e produtos e serviços. “Somos um negócio que tem como modelo mental a constante renovação e inovação”, afirma.
É pela inovação no seu DNA que Sofia e Maíra não podiam ficar de fora do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Brasil. Ambas fazem parte do time de criação da 44ª edição, que vai acontecer de 14 a 16 de agosto próximo, no São Paulo Expo.
CARREIRA
Da gestão de processos para a gestão de pessoas
A Scania, fabricante de caminhões, ônibus e motores, anunciou Danilo Rolim Rocha como o novo vice-presidente de Recursos Humanos da Scania Latin America. O executivo ingressou na empresa em 1994 e passou por diferentes áreas ligadas à Produção, Engenharia, Logística, Qualidade, Sales and Marketing e Compras. Em 2011, foi expatriado para a Suécia com o objetivo de implementar novos métodos de trabalho na fábrica de motores. Quando voltou ao Brasil, passou a ser responsável pelo departamento de Compras de Powertrain da Scania Latin America, participando diretamente da integração com o Gupo Volkswagen. Nos últimos dois anos, esteve à frente da fábrica de chassis no ABC Paulista.
“Trabalhei em muitas áreas na empresa e também fora do Brasil com gestão de grandes processos, no entanto, sempre acreditei que para atingir os objetivos é preciso investir na gestão de pessoas e isso me trouxe um grande aprendizado, a certeza de que esse é o caminho a ser seguido. Nesse novo desafio, o foco é 100% em pessoas. Por isso, preciso estar atento às demandas da organização como um todo, aberto ao diálogo, a ouvir as necessidades, trocar experiências, responder e interagir com a ‘vida’ dentro da empresa”, assinala.
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