ABRH Brasil

GESTÃO DE PESSOAS

CONARH 2018 destaca o protagonismo
necessário ao RH

Fotos: Paulo Guimarães/ Pinguim Pictures
IMG_3532 (1)

A defasagem dos sistemas educacionais em relação às mudanças no mundo do trabalho, a subutilização de talentos, o desemprego, o subemprego, a criação de novas profissões e a iminente obrigatoriedade de os profissionais cada vez mais interagirem com robôs são alguns dos assuntos em debate no mundo hoje que sinalizam a clara mudança na demanda das empresas pela área de Recursos Humanos.

Se, antes, o papel do RH era dar suporte aos demais departamentos, hoje, é preciso um novo posicionamento, de vínculos sólidos e tangíveis com os resultados do negócio. Isso significa ser chamado para contribuir nas decisões sobre os rumos da empresa; ser protagonista de projetos, não apenas um executor; tomar as rédeas para construir uma agenda de capacitação das pessoas e, com isso, cobrir o déficit de qualificação da empresa; ter coragem de gerar a discussão necessária à organização, ou seja, criar conflitos positivos e não apenas resolver conflitos.

Essas reflexões foram feitas pela presidente da ABRH-Brasil, Elaine Saad na abertura do CONARH 2018, promovido pela entidade em parceria com a ABRH-SP. O evento, que reúne o 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas e a Expo ABRH, feira de negócios, que começou na terça-feira e se encerra hoje no São Paulo Expo, na capital paulista, sob o tema central Protagonista da Transformação.

“Com a automação de tarefas, as habilidades humanas são cada vez mais valorizadas, ou seja, quanto mais máquinas, mais humanos temos que nos tornar. Estamos passando por uma mudança de cultura no mundo do trabalho e RH precisa se conscientizar de que hoje tem mais poder do que aquele que efetivamente exerce. Esse é o momento de Recursos Humanos se autoempoderar para ocupar o seu espaço. E esse movimento se dá de dentro para fora. Deixo essa mensagem para que todos participem do congresso e voltem para as empresas pensando em como podem assumir esse poder que têm de compreender e lidar com gente”, finalizou a presidente da ABRH.

IMG_3270
Ao dar as boas-vindas aos congressistas, Elaine falou das conquistas obtidas pelo CONARH neste ano – recorde de expositores, patrocinadores e ações de merchandising, num total de 176 empresas, número 65% superior ao de 2017, e 2.876 congressistas, 22% a mais.

Ela destacou que esses resultados só foram possíveis pelo empenho da equipe da ABRH-Brasil, liderada pelo superintendente Ricardo Mota, e dos voluntários que compõem o comitê de criação do congresso, liderado por Sandra Gioffi – mais de 40 profissionais, entre executivos, acadêmicos e consultores, dedicados a construir um conteúdo relevante, que propicie ao profissional de RH ser mais eficiente e mais produtivo nas organizações.

Elaine também falou do protagonismo da ABRH em seus 53 anos de existência. “Essa trajetória só foi possível ser percorrida com o esforço de voluntários que entendem o RH como agente transformador. São profissionais de Norte a Sul do país, que doam seu tempo, conhecimento e sua paixão por pessoas para contribuir com a ABRH e o CONARH. A eles devemos o respeito e a credibilidade conquistados. Tudo o que eu disser será pouco”, agradeceu.

IMG_3368
Theunis Marinho, presidente da ABRH-SP, deu as boas-vindas e agradeceu ao público, às delegações das ABRHs estaduais e a todos os profissionais dedicados a fazer o CONARH acontecer. Também destacou não só a magnitude do evento como também a capacidade de inovação no conteúdo e na tecnologia utilizada.

“Prova irrefutável da união e da importância dos profissionais de Recursos Humanos, independentemente das viagens feitas pela montanha-russa permanente que tem sido a história do nosso Brasil”, completou, acrescentando: “O grande valor do nosso país não está nas suas riquezas ou no tamanho do seu território, mas no seu capital humano, nos brasileiros e estrangeiros que aqui vivem. Essa é a nossa força”.

IMG_3391
Presidente da ABRH-Brasil de 2010 a 2015, Leyla Nascimento foi homenageada na abertura do CONARH. Desde julho deste ano, ela preside a WFPMA (World Federation of People Management Associations), entidade máxima do RH no mundo, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

“Essa trajetória não é minha. Vem de muitos anos e tem como base a ABRH e os profissionais de RH que elevam o país. Costumo dizer que os nossos cases de RH em nada devem aos de outros países. A federação mundial congrega 93 entidades nacionais e é um orgulho muito grande agora presidi-la por dois anos. Esperamos deixar também um legado mundial”, concluiu Leyla.

 PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Quem visitar hoje a Expo ABRH poderá participar de dezenas de atividades oferecidas pela ABRH-Brasil e pelos patrocinadores do CONARH.

 Das 10h15 às 16h15, tanto no Espaço ABRH-Brasil como na Arena Gympass, são oferecidas palestras de hora em hora com dicas importantes para os profissionais que atuam como gestores de pessoas.

A expectativa é de que até o final do dia mais de 20 mil pessoas tenham passado pela feira.

 

PRÊMIO SER HUMANO

ABRH-Brasil premia os melhores do país

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira, primeiro dia do CONARH, a ABRH-Brasil anunciou os vencedores Ouro, Prata e Bronze do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2018.

As iniciativas em capacitação dos colaboradores e os programas voltados à inclusão tanto do público interno como externo tiveram destaque nesta edição, demonstrando que, apesar das dificuldades pelas quais o Brasil passa, as organizações têm apostado nas pessoas como força motriz dos negócios e da economia do país.

Confira a classificação final:

GESTÃO DE PESSOAS – DESENVOLVIMENTO
OURO
Programa de formação profissional: Capacitação de mão de obra para Canaã dos Carajás e S11D
Vale S.A. (PA)

PRATA
Programa de transferência de conhecimento internacional como diferencial estratégico em uma multinacional
Estaleiro Jurong Aracruz (ES)

BRONZE
Universidade estendida e o desenvolvimento de capacidades de seus parceiros: Uma estratégia de negócio
Gás Natural Fenosa/CEG (RJ)

GESTÃO DE PESSOAS – ADMINISTRAÇÃO
OURO
Meu Canto – Implantação de Ambiente Colaborativo Utilizando Design Thinking Vale S.A. (MA)

PRATA
Centro de Treinamento Vivencial de Segurança (DOJO)
Moto Honda da Amazônia (AM)

BRONZE
Desenvolvimento Contínuo – Aprimorando a atenção e memória dos colaboradores como forma de minimizar os erros e impactos nos processos
Laboratório Bioclínico (ES)

GESTÃO DE PESSOAS – SUSTENTABILIDADE
OURO
Programa Agir EFC: Consolidando a Rede Mulheres do Maranhão
Fundação Vale (MA)

PRATA
Programa Senai de Ações Inclusivas – PSAI
Senai – Departamento Nacional Regional do Amazonas (AM)

GESTÃO DE PESSOAS – JOVEM
OURO
Escola da Indústria
Paula Vitória Galesi Abdala Boarin – Positivo Tecnologia (PR)

GESTÃO DE PESSOAS – ACADÊMICA
OURO
A análise dos fatores críticos em gestão de pessoas para a implementação da responsabilidade social em uma instituição federal de ensino
Autora: Rita de Cassia de Jesus
Orientadora: Stella Regina Reis da Costa
Instituição: UFF– Universidade Federal Fluminense (RJ)

 

MELHOR

Estar consciente e agir por vontade

BOOK MELHOR 368.indb

Na edição especial de agosto, lançada no CONARH 2018, a revista Melhor – Gestão de Pessoas tem como matéria de capa o tema central do evento: protagonismo. Por que protagonismo virou uma competência-chave para os profissionais de Recursos Humanos? Como eles podem se preparar para essa tarefa? E, afinal, o que é um RH protagonista? Essas e outras questões são debatidas por profissionais da área, CEOs e consultores em gestão de pessoas.

Melhor também traz uma entrevista com Ricardo Voltolini, diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil e CEO da consultoria Ideia Sustentável. Na pauta, entre outros temas, quando e como sustentabilidade deve integrar a estratégia de uma empresa e o papel da área de RH nesse processo.

O futuro do trabalho é outro destaque. Estudos do Fórum Econômico Mundial apontam que, em menos de dez anos, um a cada três postos de trabalho deve ser substituído por robôs ou softwares inteligentes. No Brasil, mais da metade dos empregos pode ser automatizada, de acordo com dados do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Como se preparar para isso?

Assinatura:
Tel. (11) 3039-5666
www.revistamelhor.com.br
[email protected]

Para fazer download desta edição, clique aqui.

16-08-2018_destaque