ABRH Brasil

Licenças paternidade e maternidade foram igualadas em seis meses
 Mikael Stenberg/Unsplash

A Diageo, multinacional de bebidas alcoólicas, implementou uma nova política global de licença familiar, que garante tanto às mulheres quanto aos homens a oportunidade de cuidarem de seus bebês independentemente de onde morem ou trabalhem. A iniciativa permite licença para homens e mulheres de 26 semanas (6 meses) com salário integral. No Brasil, a companhia também iguala as condições da licença-paternidade às das mães que já gozavam dos 6 meses.

“A nova política abrange todos os tipos de casais que temos na companhia”, comenta Tatiana Sereno, diretora de RH da Diageo para a região PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil). Aqui, a empresa emprega cerca de 1.000 funcionários.

“Estamos comprometidos em criar uma força de trabalho verdadeiramente inclusiva e diversa. Nós acreditamos que as empresas têm um papel importante na formação do futuro da sociedade. Companhias globais como a Diageo devem fazer mudanças ousadas em suas políticas e nos ambientes em que seus funcionários atuam para garantir que o progresso aconteça verdadeiramente”, afirma Gregório Gutiérrez, presidente da Diageo PUB.

A iniciativa passa a valer em 1º de julho, quando a companhia inicia seu novo ano fiscal.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Os esforços da companhia para criar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso já foram premiados pelo menos quatro vezes nos últimos meses. Em janeiro, a Diageo foi reconhecida globalmente pela Bloomberg, em seu Índice de Igualdade de Gênero, e em 2018, pela Thomson Reuters como a quarta empresa mais inclusiva e diversa. Já localmente foi congratulada pela Prefeitura de São Paulo, com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, e pelo Guia Exame de Diversidade na categoria Bens de Consumo.

No escritório da empresa, em São Paulo, há 350 funcionários, sendo 49% mulheres e 51% homens; 50% das mulheres ocupam a alta liderança da companhia no Brasil.