Iniciativa visa à maior participação dos funcionários na temática
Discutir a discriminação racial e a pequena participação de negros no mercado jurídico; propor ações de boas práticas, que promovam a inclusão e o aumento de profissionais negros no Direito corporativo; compartilhar experiências no ambiente de trabalho; e, por fim, aprofundar o conhecimento sobre a temática racial entre os funcionários são os pilares do grupo de afinidade racial TFAfro, criado, neste mês, pela TozziniFreire Advogados.
O escritório possui profissionais atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas (SP), Brasília e Nova York (EUA).
Segundo Kenneth Ferreira, sócio do escritório, o tema é urgente e um caminho inicial está sendo trilhado. “Não sabemos tudo e não temos uma fórmula a ser seguida. Muitas respostas ainda estão por vir e todos estão convidados a fazer parte dessa trajetória”, diz o advogado.
O primeiro passo é criar um espaço para conversas bimestrais. “A intenção é trazer sensibilização, informação e formação sobre a temática, criando um espaço de acolhimento em que todos possam propor ações, como sugestões para eventos, campanhas de comunicação, principais temas de discussão e convidados”, explica Fernando Serec, CEO de TozziniFreire.
O TFAfro é fruto de uma série de trabalhos que TozziniFreire vem desenvolvendo internamente dentro do programa TFInclusão, que já promoveu debates a respeito da equidade racial em escritórios de advocacia e colocou em prática ações de inclusão.
Além disso, o escritório apoia o projeto Incluir Direito, iniciativa do Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados), do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Universidade Presbiteriana Mackenzie; é membro da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero; e participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, grupo composto por nove grandes escritórios de advocacia do Brasil e pela FGV Direito-SP.