ABRH Brasil

artificial-2970158_geralt_pixabay

Os rápidos avanços na Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias impulsionam a criação de negócios inteligentes, permitindo que as empresas se integrem à rotina das pessoas, segundo o estudo Technology Vision 2018 da Accenture, que apresenta as principais tendências em tecnologia com potencial de revolucionar o mercado nos próximos três anos.

Intitulado Intelligent enterprise unleashed: Redefine your company based on the company you keep (em português, A empresa inteligente: Reinvente sua companhia ao lado de quem te acompanha), o estudo deste ano entrevistou mais de 6,3 mil executivos de negócios e de TI do mundo todo. Entre as conclusões, destaca-se a forma como os rápidos avanços tecnológicos possibilitam que as empresas criem produtos e serviços inovadores, mas também mudem a maneira de as pessoas trabalharem e viverem. Esse fenômeno, por sua vez, tem mudado o relacionamento das empresas com seus clientes e parceiros de negócios.

Ainda segundo o levantamento, para capitalizar oportunidades de crescimento e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo na sociedade, é preciso ter uma geração de líderes que priorize a confiança e a responsabilidade.

“Da mesma forma que, no passado, as cidades se desenvolveram em torno de portos e ferrovias ou que as pessoas reconstruíram suas vidas com a chegada da eletricidade, o mundo de hoje se reimagina em torno da inovação digital e, por extensão, as empresas que oferecem esses serviços. Essas mudanças exigem um novo tipo de relacionamento, com base na confiança e no compartilhamento de grandes quantidades de informações pessoais”, explica Paul Daugherty, CTIO da Accenture.

O estudo mostra que essa transformação tecnológica ocorre em via de mão dupla: as pessoas não apenas usam os produtos e serviços das empresas, mas também devolvem informações e acesso. Esse nível de “inovação integrada” e de confiança exige um relacionamento mais profundo – uma parceria baseada nos produtos e, principalmente, nos objetivos e valores de uma empresa. Essa parceria de mão dupla traz novas responsabilidades – para os consumidores, parceiros de negócios e sociedade como u todo –, demandando liderança e comprometimento desde os níveis mais altos.

Organizações antenadas entendem que essas novas expectativas sociais podem ser transformadas em pontos fortes e estão lançando mão de interações mais amplas para construir parcerias com clientes, funcionários, governos e o público em geral. Isso se estende para além dos setores de consumo ou varejo.

5 tendências

O estudo identificou cinco tendências emergentes em tecnologia que as empresas precisam entender para construir as parcerias necessárias para obter sucesso na economia digital de hoje:

IA dos Cidadãos: O crescimento da IA para beneficiar as empresas e a sociedade – À medida que as capacidades da IA aumentam, cresce também seu impacto na vida das pessoas. As empresas que planejam lucrar com o potencial da IA precisam entender esse impacto, utilizando-a para agir como um representante responsável.

Realidade Estendida: O fim da distância – As tecnologias de realidade virtual e aumentada estão transformando o modo de viver e trabalhar das pessoas, encurtando distâncias e aumentando o acesso a informações e experiências.

Veracidade de Dados: A importância da confiança – À medida que as empresas se transformam para funcionar com base em dados, é necessário encarar um novo tipo de vulnerabilidade: dados imprecisos, manipulados e tendenciosos, que levam a percepções equivocadas e decisões questionáveis. Para enfrentar esse desafio, as empresas precisam seguir um caminho de forma a maximizar a veracidade e minimizar as brechas para manipulação de dados.

Empresa sem Atrito: Criada para parcerias em escala – O crescimento das empresas depende de parcerias baseadas em tecnologia, mas seus sistemas dificilmente suportam esse tipo de mudança. É importante que as empresas se reestruturem para que possam se posicionar como organizações inteligentes e conectadas.

A Internet do Pensamento: Criação de sistemas inteligentes distribuídos – As empresas estão apostando alto em ambientes inteligentes por meio de robótica, IA e experiências imersivas, mas tornar esse tipo de cenário realidade irá exigir muito mais do que simplesmente agregar novas habilidades e capacidades da força de trabalho, incluindo a modernização da infraestrutura tecnológica atual da organização.

“As empresas estão construindo maior confiança e conseguem se integrar à sociedade por meio dessas novas parcerias com clientes, funcionários e parceiros de negócios, tornando-se mais indispensáveis e alimentando o próprio crescimento”, afirma Daugherty.