ABRH Brasil

Sessenta por cento dos trabalhadores brasileiros consideram as responsabilidades do cargo e o salário como os detalhes mais importantes ao observar uma nova oportunidade de emprego. Oportunidades de progressão na carreira e benefícios vêm na sequência com 55% e 46%, respectivamente. Esses são alguns dos resultados de destaque de uma pesquisa conduzida pelo Indeed e a Censuswide, realizada em abril, com mais de 500 profissionais.

Quando questionados sobre qual é o fator mais importante ao buscar uma nova empresa, 97% das pessoas entre 45 a 54 anos responderam que seria encontrar informações gerais sobre como é trabalhar para a empresa.

O reconhecimento da empresa também é considerado fator decisivo: 86% optam por aquelas que possuem um nome reconhecido ao se candidatar para um cargo em aberto. Essa opção é maioria entre os homens e aqueles com 55 anos ou mais.

Para Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil, “a reputação da empresa diante de seus colaboradores também é fator significativo para a decisão dos candidatos, aproximadamente 9 em cada 10 (94%) levam isso em conta ao procurar uma nova ocupação.” O valor agrada os mais velhos e apenas 5% dos participantes responderam que essa não é uma informação relevante.

Segundo o conceito de marca empregadora apontado por Calbucci, outros fatores importantes também influenciam na decisão para um profissional se candidatar, como: comentários on-line de antigos e atuais funcionários sobre a empresa, notícias sobre a empresa e o bom e velho boca a boca. “Isso motiva-se pelo desejo de ver boas e más razões e tomar uma decisão informada, pois, em geral, as avaliações passam uma visão honesta da companhia.”

Indeed

ESTRATÉGIA NA HORA DE SE CANDIDATAR
Calbucci ressalta a importância de resistir ao impulso de bombardear os recrutadores com currículos: “É fácil compreender porque os candidatos pensam que devem se candidatar a tantos empregos para maximizar as suas chances de conseguir uma entrevista. No entanto, se você analisar o lado do recrutador que está sobrecarregado com currículos para analisar diariamente, compreendemos porque isso não funciona.” Os dados do Indeed demonstram que as pessoas com o maior número de currículos enviados são 39% menos propensas a receberem uma resposta positiva dos empregadores.

Eledestaca que quantidade não é qualidade: “É muito mais eficiente escrever currículos direcionados e personalizados para as vagas de emprego nas quais você tem interesse. Uma vez que você tenha identificado o emprego desejado, o seu objetivo principal deve ser esclarecer para o empregador em potencial, porque você é a pessoa certa.

A respeito dos comentários, Felipe conta que “é essencial que as empresas sejam sempre transparentes com seu público interno e externo, 3 em cada 5 (63%) colaboradores teriam uma percepção mais positiva se um empregador respondesse a um comentário online negativo.”