As políticas públicas de cotas e as ações afirmativas foram eficazes para formar quase 1 milhão de jovens negros nas universidades públicas e privadas do país, possibilitando seu ingresso no mercado de trabalho. Para eles, a Faculdade Zumbi dos Palmares criou o Programa Iniciativa Empresarial, um conjunto de ações efetivas para empregabilidade e empreendedorismo.
Em parceria com o Instituto Febraban de Educação e apoio do Instituto J P Morgan, cursos vão certificar jovens negros aprendizes no mercado financeiro. Com o Ministério da Educação será firmado um tipo de Linkedin black, uma plataforma digital de currículos desses jovens negros, perfazendo uma rede social inclusiva para profissionais. Será o maior banco de dados do país para que as empresas contratem profissionais negros.
Outra ação é a criação de uma incubadora para startups para afrodescendentes com apoio de parceiros estratégicos.
“A Iniciativa Empresarial se torna um marco na ação de inclusão no mundo do empreendedorismo, na diversidade corporativa e nas oportunidades de competitividade para afrodescendentes de todo o país”, comemora José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, que conta com 30 empresas parceiras no Banco de Talentos e Banco de Negócios.
As metas até 2024 são: aumentar 5,6% a participação de afrodescendentes no quadro geral da empresa, ter 4.200 jovens impactados e aprimorados pela plataforma de ensino, mais de 2000 jovens contratados através do banco de talentos, ter pelo menos R$ 20 milhões em negócios no Banco de Negócios e mais de R$ 30 milhões em aportes no Banco de Fomentos e Founding.
A Iniciativa Empresarial já aceita inscrição para os cursos e para a inclusão de currículos no Banco de Talentos, pelo portal www.iniciativaempresarial.com.br.