Somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT.
Ainda, entre 2012 a 2018, os brasileiros perderam 318,4 mil dias de trabalho em razão desses acidentes, levando o Brasil a ocupar o quarto lugar no ranking entre os que mais vitimam trabalhadores.
Para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção contra acidentes de trabalho, o MPT (Ministério Público do Trabalho) lança, nesta quinta-feira (5), em Brasília, as ações do Abril Verde 2018. Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho é o slogan da campanha deste ano, que terá novamente ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante o mês.
Para Leonardo Osório, coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, “a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador”, alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: “Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país”.
Prédios públicos e monumentos estarão iluminados de verde durante o mês de abril. Entre os locais que serão iluminados, estão: o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e até o Cristo Redentor, este último, no dia 26.