Criado em 2014, programa permite intervir precocemente em DCNTs
Entre as iniciativas para fazer a gestão da saúde dos colaboradores, a Edenred Brasil realiza, neste e no próximo mês, o Circuito Saúde, programa que contribui para o mapeamento dos principais fatores de risco. Com isso, a empesa busca diagnosticar e intervir precocemente em possíveis algumas das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como colesterol elevado, hipertensão e risco de diabetes.
No Circuito Saúde, os colaboradores passam por consultas com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e preparador físico. Além da análise clínica, são feitas aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol total, índice de massa corporal, circunferência abdominal, percentual de gordura e de massa magra, teste de flexibilidade e avaliação da escala de dor.
Na edição de 2017, o mapeamento mostrou que 53% dos participantes estavam com a circunferência abdominal alterada; 48% eram sedentários; 17% estavam com o colesterol alto; e 5% com risco de diabetes e quadro de hipertensão.
Todos os resultados foram enviados para os colaboradores que participaram da ação anterior com um comparativo das aferições, seguidos de um convite para avaliação médica na própria empresa, sobre os principais fatores de risco apontados.
“Em 2017, mobilizamos mais de 800 colaboradores no Circuito Saúde, iniciativa que realizamos para entender as reais necessidades internas e, assim, ajustar nossas ações e estratégias de recursos humanos para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar.”, destaca José Ricardo Amaro (foto), diretor de Recursos Humanos da Edenred Brasil.
Desde a implementação do Circuito Saúde, em 2014, a empresa tem percebido maior engajamento na adoção de práticas saudáveis em todo o grupo. O programa faz parte da plataforma Viva Melhor, que conta com uma série de ações ligadas à promoção da saúde, como o acesso a uma equipe multidisciplinar composta por médico do trabalho da família, nutricionista, fisioterapeuta, educadora física e enfermeiro durante o ano inteiro.
Foto: Divulgação