ABRH Brasil

Reclamações dos colegas lideram a lista, com mais de 72%

yada-yada-1432921_Geralt_Pixabay_brPara saber o que mais chateia os jovens hoje no trabalho, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento com 41.058 jovens, entre 15 e 26 anos, em todo o Brasil. Se antigamente as funções eram mais individualizadas e não havia tantos meios de comunicação e necessidade de interação, nos dias atuais, a realidade mudou. O relacionamento interpessoal é ponto chave para o sucesso. Todavia, o estudo apontou ser essa a principal barreira de quem está ingressando no mundo corporativo.

Para 72,55%, ou 29.789, o pior é “estar ao lado de pessoas reclamonas”. Outros 2,16% (886) afirmaram ser irritante “lidar com quem tem bom-humor constante”.

“Nesse estudo, é possível ver o quanto as relações humanas vivenciadas no ambiente organizacional podem sensibilizar o bem-estar e satisfação do colaborador”, comenta Jéssica Alves, analista de Treinamento do Nube.

Já para 12,36% (5.076) o obstáculo é “ter prazos curtos e viver sobre pressão”, enquanto para 12,21% (5.014) é “fazer sempre as mesmas coisas”. Para esses, diz Jéssica, é fundamental se autoconscientizar a respeito da realidade corporativa. “É necessário adaptar-se a rotinas e também a mudanças rápidas trazidas pela globalização”, assinala.

Por fim, 0,71% (293) enfatizaram o quanto é péssimo “serem obrigados a cumprir regras e horários”. Todavia, muitos se esquecem do fato das empresas possuírem indivíduos com pontos de vista diversos. “Então, as normas existem para garantir uma convivência saudável e respeitosa entre todos os envolvidos, assim como para proporcionar ao cliente final a entrega de serviços e produtos eficazes”, detalha a analista.