RH é uma área estrutural quando o tema é construção de cultura, engajamento e compromisso da equipe com a gestão sustentável. Essa afirmação ganhou força no último dia 29, quando a ABRH-Brasil e a Plataforma Liderança Sustentável , da consultoria Ideia Sustentável, realizaram o Líder 2030 Talks, evento que reuniu mais de 300 executivos e especialistas no auditório da FGV, na capital paulista.
No palco, propósito e relevância foram termos citados com frequência pelas empresas e reforçaram como o RH participa das transformações do perfil de governança que profissionais e sociedade determinam para a economia do século 21. Participaram do debate: Algar Telecom, Ambev, Braskem, Coca-Cola Brasil, Duratex, Itaú Unibanco, Novelis, Nespresso, Vale e Volvo.
Diretor de Sustentabilidade da ABRH e CEO da Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini foi o mestre de cerimônia. Ele frisou que a governança com foco em sustentabilidade tem de fazer sentido para aqueles que, no cotidiano, são responsáveis pela produção, pela gestão e pelo contato com clientes e com a sociedade.
“A missão das organizações não deve ser tratada como meta privativa da alta gerência, precisa ser abraçada com orgulho por todos”, salientou.
RH FORTALECIDO
O fortalecimento e a melhor preparação das equipes de Recursos Humanos estiveram presentes na fala de Daviane Chemin, vice-presidente da ABRH-Brasil, que destacou o papel do RH inclusive em empresas de pequeno porte, onde atua para garantir a atração de talentos e oferecer o melhor preparo para as equipes.
A expectativa do time da ABRH é fortalecer a comunidade de profissionais de Recursos Humanos, de forma a oferecer oportunidades de crescimento e mais momentos de troca entre pessoas que enfrentam desafios similares, em grandes e pequenas empresas. “Esse intercâmbio de experiências pode ajudar a disseminar práticas inovadoras e consolidar processos eficazes entre os diversos modelos de gestão de pessoas”, disse Daviane.
DINÂMICA
Para realizar o evento com foco em Recursos Humanos, foram analisados 80 cases de gestão de pessoas apresentados pelas empresas e realizadas 150 entrevistas. Ao final da peneira 10 cases foram selecionados e tiveram um espaço para serem apresentados.
OS 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Existência de Programa de Educação para o Desenvolvimento de Competências
- Existência de Programas de Autoconhecimento
- Ações Programadas on the Jobs
- Remuneração Variável condicionada ao TBL
- Existência de Estrutura de Governança com foco em Sustentabilidade
UM GUIA PARA O RH
Durante o Líder 2030 Talks, a Ideia Sustentável e a ABRH-Brasil lançaram o Guia Sustentabilidade para RH: 10 Desafios. A publicação detalha cada um dos passos que um profissional de RH pode seguir na busca por talentos para sua organização e como tratar os temas da sustentabilidade em programas de capacitação e treinamento.
O guia trata principalmente de valores que devem estar presentes na gestão de pessoas. Sobre isso, traz o capítulo Como contratar gente mais sustentável, e muitas outras dicas que podem ajudar a tornar o trabalho do RH mais assertivo em relação às políticas de sustentabilidade de sua organização e garantir o engajamento dos colaboradores.
No editorial, Elaine Saad, presidente da ABRH-Brasil, alerta que o mundo do trabalho está passando por grandes transformações e as empresas precisam de apoio para conseguir de seus colaboradores o engajamento em sua missão.
O conteúdo agora está disponível em versão digital no Portal da Ideia Sustentável. Para receber por e-mail, clique aqui.
Imagem: Geralt/Pixabay