ABRH Brasil

Objetivo é democratizar acesso a conteúdo e capacitar a força de trabalho do futuro

Geralt/Pixabay

A Microsoft anunciou o lançamento da AcademIA, plataforma de ensino que disponibilizará 12 módulos gratuitos sobre inteligência artificial (IA), desde a introdução básica à tecnologia até linguagem de programação e aplicações. A iniciativa faz parte do compromisso da empresat de democratizar a IA, proporcionando capacitação na tecnologia para profissionais no mercado de trabalho e para estudantes, com o objetivo de aprimorar as habilidades necessárias para os empregos do futuro.

“Vivemos em uma época de mudanças tecnológicas sem precedentes, com uma economia e mercado de trabalho em rápida evolução. Precisamos considerar que 65% dos alunos de hoje farão trabalhos que ainda não existem. Estamos lançando hoje no Brasil nossa plataforma AcademIA com treinamento gratuito em IA, porque acreditamos que todos devem ter a oportunidade de experimentar os benefícios da IA e participar da criação da nova economia digital”, explicou Anthony Salcito, vice-presidente global de Educação, durante o lançamento.

Para Rodrigo Baggio, presidente da ONG Recode, um dos parceiros que implementará os cursos disponíveis em português da plataforma, a inteligência artificial transformou a forma como as pessoas trabalham, vivem e se relacionam. “É absolutamente inspiradora a iniciativa da Microsoft de capacitar jovens para ajudar a formar uma nova geração que saiba fazer um uso consciente, ético e qualificado das tecnologias exponenciais. Empoderar as novas gerações digitalmente é o caminho para humanizar a 4ª Revolução Industrial”.

Além da Recode, outros cinco parceiros estratégicos da Microsoft serão responsáveis pela implementação dos cursos do AcademIA: IOS – Instituto de Oportunidade Social, Instituto Gerando Falcões, The Trust for The Americas, Eidos e ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócios.

A Microsoft está aberta a novas parcerias para facilitar o acesso à AcademIA, beneficiando mais profissionais e interessados em aprender sobre inteligência artificial A previsão é que até 2020 todos os cursos da plataforma estejam disponíveis em português.