ABRH Brasil

 

businessmen-1005545_geralt_PixabayProfissionais nascidos entre 1983 e 1996, que compõem a chamada geração millennials, estão assumindo cargos de gestão e liderança nas companhias e substituindo a geração conhecida como baby boomers, nascidas entre 1946 e 1964. De acordo com a pesquisa global Building a Coaching Culture with Millennial Leaders, realizada pela ICF (International Coach Federation), juntamente com o HCI (Human Capital Institute), as pessoas se tornam gerentes pela primeira vez em suas carreiras entre 31 e 35 anos de idade. Os participantes indicaram as três competências mais importantes para gerentes de “primeira viagem”. Eles selecionaram coaching e desenvolvimento de pessoas (44%), seguidos por engajamento e inspiração (41%) e inteligência emocional (35%).

Os pesquisados relataram que trabalhar de maneira flexível, oportunidades de desenvolvimento e de reconhecimento são as principais maneiras pelas quais suas organizações atraem e retêm funcionários de 21 a 35 anos.

“Os treinamentos concedidos pela empresa a esses ‘novos líderes’ visam melhorar o desempenho no trabalho, aumentar a produtividade e fazer com que desenvolvam ou aprimorem habilidades de comunicação. Diante disso, chegamos a um consenso de que os gerentes de ‘primeira viagem’ devem se concentrar em pessoas e não em tarefas”, explica João Luiz Pasqual, presidente da ICF Brasil.

A pesquisa é realizada pela ICF e HCI anualmente desde 2014. O estudo mais recente trouxe como foco principal o tema Treinamento e desenvolvimento de liderança para gerentes e líderes de “primeira viagem”. Foram ouvidos 670 profissionais de RH, Aprendizagem e Desenvolvimento, Profissionais de Gerenciamento de Talentos, Coaches internos, além de profissionais pertencentes a diferentes gerações.

Imagem: Geralt/Pixabay