ABRH Brasil

 

wheelchair-310531_brAs ofertas de empregos para pessoas com deficiência (PcDs) não estão chegando aos cargos de liderança. De acordo com levantamento da Vagas.com, 61% das vagas exclusivas para PcDs são para postos operacionais e auxiliares. Há apenas 3% de oportunidades de trabalho para os cargos de coordenação, supervisão, gerência e direção.
Já quando são consideradas as oportunidades em geral disponíveis na plataforma da Vagas, 25% são para níveis operacionais e auxiliares e 10% para coordenadores, gerentes, supervisores e diretores.

“Os números mostram que ainda poucas empresas se preocupam em dar espaço para profissionais com deficiência em posições de liderança. A Lei de Cotas é um grande avanço e muito importante para o acesso e inclusão, mas as empresas precisam criar mais vagas nesse sentido”, explica Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios da empresa.

No portal da Vagas há 144 mil currículos cadastrados de PcDs. O grau de escolaridade apresentado no banco mostra a qualificação desse público: 6,7% são pós-graduados, 44,9% têm formação superior, 6,8% com ensino médio profissionalizante, 38,2% com ensino médio e 3,4% com ensino fundamental.

MAIS OFERTAS DE VAGAS
O volume de vagas para PcDs vem aumentando nos últimos quatro anos. Comparando 2016 e 2017 (janeiro a agosto), a quantidade de oferta cresceu 11%. Já em 2018 atingiu o seu maior nível, chegando a 7.328 vagas ofertadas, uma evolução de 16% frente a 2017.