Uma pesquisa on-line realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half com 250 executivos brasileiros apontou que 44% estão satisfeitos com suas equipes, classificando o desempenho do time como excepcionalmente alto ou acima da média; 48% consideram que sua equipe está dentro da média e apenas 2% disseram que seu time está abaixo do esperado.
Quando questionados sobre as características mais importantes para que cada membro da equipe possa contribuir para o sucesso da organização, as mais citadas foram ética no trabalho/cumprimento de metas e colaboração/união da equipe, cada uma com 31% das escolhas.
“Habilidades comportamentais são tão ou mais importantes quanto as técnicas. É possível treinar um profissional para que ele opere um determinado programa, porém é mais complicado quando esse treinamento refere-se a orientá-lo sobre como interagir com o grupo ou se mais colaborativo”, comenta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.
Especialistas da empresa listaram 10 dicas para criar e gerenciar uma equipe de alto desempenho:
1- Crie uma cultura positiva – Um ambiente de trabalho positivo, aberto e transparente é essencial para produzir resultados e reter os maiores talentos. A comunicação é fundamental. Falar abertamente sobre a visão e a estratégia da empresa, assim como capacitar os funcionários, lhes permitirá saber para onde a empresa está indo e como podem ajudá-la a chegar lá.
2- Aceite a diversidade – Promover um ambiente diversificado, onde origens e pontos de vista individuais possam contribuir para uma discussão de negócios mais ampla, ajudará a criar um processo de tomada de decisões mais equilibrado e um local de trabalho inclusivo. Aproveite os pontos fortes individuais e adapte seu estilo de liderança de acordo com eles.
3- Defina as funções e responsabilidades – Assim como cada jogador de futebol ocupa uma posição específica no campo, cada membro da equipe deve entender exatamente como sua função contribui para os objetivos de negócios mais amplos.
4- Defina metas e objetivos – Trabalhar em equipe para definir metas e revisitá-las regularmente ajudará a desenvolver a colaboração, além de reforçar o compromisso da equipe com a empresa. Defina marcos e comemore o sucesso quando as metas forem atingidas.
5- Promova a confiança – Como cada membro da equipe contribui para a meta, é essencial que os jogadores confiem uns nos outros e na equipe como um todo. Um bom líder trabalha incansavelmente para promover essa confiança e, por sua vez, ganha a confiança dos jogadores em campo.
6- Gerencie conflitos – Lidar com conflitos de forma aberta e rápida fortalecerá a confiança e o espírito de equipe. Mesmo um problema pequeno pode se tornar uma crise grave se não for tratado adequadamente. Trabalhe com as pessoas para desenvolver uma solução em conjunto em vez de impor seu próprio remédio.
7- Recompense para reter – Embora a remuneração seja um motivador importante, muitos funcionários de hoje valorizam uma série de vantagens não financeiras, incluindo horário de trabalho flexível e benefícios. Dar os parabéns ajuda muito. Seja liberal em relação aos elogios, compartilhe os sucessos e comemore com pessoas e equipes em toda a empresa.
8- Mantenha-os felizes – O segredo para uma equipe motivada e inspirada é manter as pessoas felizes em suas funções. Conheça seus funcionários; afinal, pesquisas mostram que eles são mais produtivos quando se sentem reconhecidos como indivíduos. Fique atento aos níveis de estresse. Quando a pressão de pesadas cargas de trabalho for sentida, pense em contratar funcionários adicionais para aliviar a carga.
9- Encontre o talento certo – Recrutar e reter os maiores talentos é essencial para a criação de equipes com alto desempenho. Como consequência, isso atrairá mais estrelas para a empresa. Priorizar o recrutamento como parte dos esforços de branding do empregador ajudará a garantir que o talento certo seja identificado e contratado.
10- Lidere pelo exemplo – Envolva, motive e atraia os membros da equipe. Um bom técnico coloca a visão e os valores principais da empresa em prática, definindo um modelo para os outros seguirem. Os líderes assumem a responsabilidade por suas ações, estabelecendo padrões elevados para si e para os outros.
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