Por Mariana Dias Lucon*
A opção pela livre escolha dos benefícios que mais se adaptam ao perfil do funcionário é uma tendência que se consolidará no médio e longo prazo. Romperá paradigmas tradicionais de endereçamento da oferta aos colaboradores. Aos poucos, as empresas têm percebido que a padronização para todos os funcionários não atende efetivamente as necessidades particulares de cada trabalhador.
Paralelamente à oferta dos benefícios flexíveis, uma terceira onda impulsiona outra tendência. É a do benefício em que a empresa oferta uma facilidade para o empregado no modelo de adesão voluntária. Como em todo processo evolutivo, no início, o modelo inovador flexível não extingue o modelo tradicional. Eles caminham juntos, se complementando conforme a política de recursos humanos de cada empresa e se adaptarão à inovação (flexível e/ou voluntário) que substituirá as tradicionais estratégias de benefícios.
Modernizar a oferta dos benefícios é uma exigência para que as empresas também tenham capacidade de atender as diferentes fases da vida, necessidades e projetos individuais dos colaboradores. Desta forma, conseguem adequar o plano de saúde, odontológico, o seguro de vida, programas de qualidade de vida, o home office, horário flexível, o plano de previdência, a licença maternidade e paternidade, o auxílio educação entre outros, aos diferentes perfis de gerações.
Atualmente, diferentes perfis convivem no mesmo espaço dentro das organizações, mas com diferentes anseios e perspectivas de vida. Imaginemos o quanto pode ser divergente o desejo de conquista de um indivíduo da geração X, que vivenciou um futuro pós-guerra e um tempo de incertezas, em relação a outro da geração Y, que presenciou grandes avanços tecnológicos, assistiu à expansão exponencial da internet e da prosperidade econômica.
Não só as diferentes experiências das gerações provocam esta mudança. A própria revisão da Lei trabalhista no Brasil também é outra componente que poderá facilitar a mudança do modelo no qual a empresa escolhe os benefícios para todos os empregados.
Os caminhos apontam para uma transformação e as empresas irão se tornar mais facilitadoras de acesso aos serviços. Já compartilhamos algumas experiências interessantes com os clientes na oferta customizada e distribuição de uma série de benefícios, como seguro Pet, seguro viagem, residencial, automóveis e para aparelhos portáteis. Essa oferta amplia o pacote, agrega valor às políticas de RH, oferecendo aos seus funcionários produtos completos, com preços atraentes e desenhados sob medida.
Como se vê, as necessidades são diferentes e individuais. E, quando o colaborador decide, a oferta do benefício é mais assertiva e a empresa otimiza os seus investimentos.