A representação nacional da área de RH tem como marco o dia 13 de novembro de 1965. Nessa data, no Instituto Agronômico de Campinas, interior paulista, foi criada oficialmente a Abape – Associação Brasileira de Administração de Pessoal, hoje, ABRH Brasil.
A fundação aconteceu durante a I Conap – Convenção Nacional de Administradores de Pessoal, que viria a se transformar no maior evento de gestão de pessoas da América Latina e segundo do mundo, o CONARH.
Da cerimônia, participaram 99 administradores de pessoal, como os profissionais de RH eram chamados na época, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro (então Estado da Guanabara), Minas Gerais e Paraná. Eles representavam algumas das maiores empresas do país: Belgo Mineira, Bendix, Máquinas Piratininga, Anakol Fontoura, Microlite, Eron, Carborundum, Camargo Correa, Equipamentos Clark, Santista, Sanbra, GE, Texaco, CIME, Esso, Vulcana, Gillette, Shell, FNM, Otis, HM – Hermes Macedo, Usipa e REA.
A semente da Abape tinha sido lançada alguns meses antes, em maio, durante o II Ciap – Congresso Interamericano de Administração de Pessoal, realizado em Caracas (Venezuela). Lá, foi determinado que caberia ao Brasil organizar, em 1967, o III Ciap. Boa parte da delegação brasileira presente no Ciap era formada por membros da então Apap – Associação Paulista de Administração de Pessoal, atualmente ABRH SP, que havia sido fundada em março.