Sistema com Inteligência Artificial centralizará vagas e cadastro de candidatos
A partir de janeiro, o processo de recrutamento para vagas das Empresas Randon será feito integralmente de forma digital. O novo sistema, que já vinha sendo adotado para alguns tipos de vagas, agora se estende àquelas ligadas diretamente à manufatura.
Para participar do processo seletivo é preciso estar cadastrado no sistema. Quando o candidato se habilita à vaga, preenche um cadastro sobre preferências de trabalho. A inteligência artificial (IA) atua no sentido de comparar a base de dados de informações dos candidatos com a base de dados criada a partir do perfil dos funcionários da Randon e com o que se espera para a vaga.
O novo sistema permite mais facilidades aos candidatos – que agora podem realizar as etapas iniciais de qualquer local com acesso à internet – e também viabiliza acompanhamento on-line de todas as etapas – desde a inscrição até a conclusão do processo. Isso não exclui, porém, as etapas presenciais, como entrevistas coletivas e individuais. As vagas são ofertadas também pelas páginas da Randon nas redes sociais.
“Trata-se de uma plataforma digital que nasceu como fruto de um projeto-piloto, em parceria com a startup de recrutamento e seleção Gupy. A iniciativa inovadora traz maior agilidade e assertividade no processo de busca por novos profissionais, que passa a ser automatizado e gerenciado em tempo real”, diz Daniel Ely (foto), diretor de Planejamento e RH.
Já há cerca de 36 mil candidatos inscritos no banco de talentos, que é aberto também aos funcionários, que podem se habilitar no processo de recrutamento interno.