Desafio maior é unir dinamismo, flexibilidade e ousadia aos processos
Para quem acha que, na nova geração de empresas – mais enxutas, flexíveis e horizontalizadas –, ter um RH é questão de opção, a PPCar desponta para garantir que não é bem assim. Fundada há dois anos e especializada em locação de veículos para motoristas de aplicativos de mobilidade, a organização ganhou, há quatro meses, a diretoria de RH e contratou um profissional experiente para comandá-la.
Formado em Administração de Empresas pela PUC Minas, com MBA em Gestão Empresarial e pós-graduado em Gestão Estratégica de RH, Cristiano Miranda Fonseca (foto) atuou durante mais de 17 anos em gestão de pessoas em empresas dos setores de engenharia, serviços e industrial. Agora, ele é responsável por toda estruturação do RH, inicialmente no Brasil e, em segundo momento, em Portugal, no México e nos demais países para onde a PPCar pretende expandir as operações nos próximos meses.
A meta é garantir o crescimento sustentável por meio dos colaboradores, ou seja, desenvolver pessoas para que possam assumir desafios cada vez maiores e criar uma cultura leve e feliz que, em tese, norteia as startups. Atualmente, a PPCar possui 51 profissionais e tem como objetivo chegar a 80 até o final do ano.
“Estar entre as melhores para trabalhar também é uma de nossas metas. Acreditamos que temos toda possibilidade de fazer parte desse grupo, afinal, estamos criando uma grande empresa”, projeta o executivo.
Questionado sobre o que gerou a necessidade de a empresa criar o RH, Fonseca explica que, embora no mercado brasileiro empresas de pequeno porte não tenham essa cultura, ao conversar com o CEO e fundador da PPCar, compreendeu que era parte do projeto.
“No primeiro momento, as demandas eram absorvidas pelas poucas pessoas que participavam do projeto, mas tinham ciência de que essa área seria tão necessária e estratégica como as outras que estavam desenvolvendo com o crescimento da empresa.”
Segundo ele, para construir a estratégia de RH, o grande desafio foi alinhar dinamismo, flexibilidade e ousadia aos processos da área e à rigidez da legislação trabalhista, o que descreve como motivante.
“O cenário é muito dinâmico. Projetos iniciam-se a todo o momento, demandas de mão de obra são constantes e a gestão de expectativas é algo que nos desafia a todo o instante”, detalha.
Agora, a fase é de implantar soluções tecnológicas que agilizem os processos e as rotinas e propiciem uma posição de vanguarda quando o assunto é RH 4.0. Nesse sentido, várias ações já foram implantadas, como a ferramenta que controla a jornada dos funcionários por meio de um aplicativo, eliminando o papel de controle do RH, pois são os colaboradores e seus gestores os responsáveis pela gestão da jornada.
“Ainda estamos no início de nosso projeto de RH. Acredito que dentro de pouco tempo todos os processos e soluções estarão implantados, que todos terão orgulho de fazer parte desta história e que os melhores irão desejar estar conosco nessa jornada”, finaliza.
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