A frase “As pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa” nunca fez tanto sentido, né? Afinal, muitos saem de casa bem cedo, enfrentam trânsito até o local de trabalho e passam longas horas até o fim do expediente, retornando apenas no final do dia. Há também quem sinta dificuldade para trabalhar de home office, não conseguindo se desvincular nem produzir. Por isso, é fundamental que as empresas, independentemente do segmento ou porte, adotem ações que promovam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Além de garantir a satisfação do time, essa prática contribui para a melhoria das principais métricas relacionadas aos colaboradores. Para entendermos melhor sobre o assunto, responderemos às seguintes dúvidas:
- Por que investir no equilíbrio entre vida profissional e pessoal da equipe?
- Como o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal afeta as empresas?
- Quais são os benefícios de implementar ações voltadas à qualidade de vida no trabalho?
- Como promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dentro da empresa?
Por que investir no equilíbrio entre vida profissional e pessoal da equipe?
As pessoas, de modo geral, têm diferentes responsabilidades ao longo do dia, sejam elas pessoais ou profissionais. Contudo, devido à correria, muitas deixam de cuidar da casa, das relações interpessoais, das atividades de lazer e dos momentos de bem-estar. E essa falta de cuidado está, muitas vezes, atrelada à rotina de trabalho.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados no site da UOL, os brasileiros têm uma jornada média de trabalho de 39 horas semanais, ficando à frente de países como Canadá, Coreia do Sul e Argentina. No entanto, em alguns casos, esse número pode chegar a 44 horas semanais, que é o permitido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Mesmo sendo permitido, isso mostra que muitos profissionais passam a maioria do dia trabalhando, não tendo tempo para focar em outros assuntos que dizem respeito à vida pessoal. Com isso, abre-se uma brecha para as empresas incluírem iniciativas que promovam esse equilíbrio na rotina.
Além de mostrar que as empresas se importam e valorizam os momentos de lazer, essa é uma maneira de garantir a satisfação dos colaboradores, fazendo com que se sintam vistos e lembrados pela gestão.
Como o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal afeta as empresas?
Ao contratar profissionais para assumir as vagas, os gestores buscam colaboradores produtivos e engajados. Por outro lado, quando há desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional, alguns problemas começam a aparecer no dia a dia, como, por exemplo, a falta de motivação. Afinal, como se sentir motivado sem tempo para cuidar de si, especialmente quando se passa a maioria do tempo trabalhando?
O excesso de trabalho, ao contrário do que muitas pessoas pensam, causa uma série de problemas profissionais e pessoais. No que diz respeito à empresa, os colaboradores se sentem mais cansados, não conseguem mais se concentrar nas suas entregas, o que impacta os resultados.
Em casos mais sérios, algumas pessoas podem desenvolver problemas mentais, como estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout, aumentando os pedidos de afastamento para cuidar da saúde. A taxa de turnover é outro indicador que começa a subir, uma vez que, quando os colaboradores não estão satisfeitos, tendem a buscar oportunidades que valorizem a vida pessoal e profissional.
Não podemos deixar de mencionar a reputação da empresa, né? Isso porque, nos últimos anos, muitos profissionais têm pesquisado mais sobre as organizações, seja no LinkedIn, no Glassdoor ou em outros fóruns e plataformas, para ouvir relatos de quem já fez parte e entender as condições oferecidas na hora de se candidatar.
Quando essas condições são negativas, algumas empresas acabam tendo mais dificuldade para encontrar profissionais qualificados, o que impacta a atração de novos talentos.
Portanto, quanto antes as empresas promoverem um ambiente de trabalho mais saudável, que equilibre a vida profissional e pessoal, melhores serão os resultados.
Quais são os benefícios de implementar ações voltadas à qualidade de vida no trabalho?
Anteriormente, trouxemos os impactos negativos de não investir no equilíbrio entre vida profissional e pessoal do time. Por outro lado, ao propor melhorias e soluções que agreguem valor à rotina dos colaboradores, seja antes, durante ou após a jornada de trabalho, é possível perceber uma série de benefícios.
Um dos benefícios que merece ser comentado é, sem sombras de dúvida, o fato de eles se sentirem cada vez mais respeitados, o que, consequentemente, os torna mais motivados e produtivos. Dessa forma, as entregas tendem a ser consistentes, menos custosas e mais eficientes.
Além disso, é possível notar uma melhora na relação entre líder e liderado. Isso porque, ao mostrar que se importa com a rotina do time, muitos profissionais sentem mais confiança para conversar sobre como se sentem e levar pontos de melhoria.
A seguir, separamos alguns outros benefícios que podem ser percebidos pelas empresas a curto, médio e longo prazo:
- Melhora a performance;
- Reduz os gastos com saúde;
- Melhora a saúde física e mental;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Aumenta a atração de novos talentos;
- Reduz a taxa de absenteísmo e turnover;
- Aumenta a boa reputação no mercado de trabalho;
- E muito mais!
Como promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dentro da empresa?
Há quem diga que existe uma fórmula mágica para o sucesso de uma empresa e, consequentemente, para o engajamento do time, sendo que, na verdade, é importante focar no simples: ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Isso significa que, antes mesmo de propor melhorias ou soluções, é preciso ouvir aqueles que serão contemplados com as mudanças. Por isso, é importante realizar reuniões recorrentes, tanto com a equipe toda quanto com os colaboradores individualmente, justamente para entender os pontos que precisam ser melhorados e como a empresa pode promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Depois de ouvir os colaboradores, é hora de se sentar com a liderança e propor melhorias. Entretanto, existem algumas iniciativas que podem ser implementadas. Confira o checklist que preparamos:
- Ofereça apoio psicológico;
- Adote a cultura de feedback;
- Crie políticas de desconexão;
- Inclua programas de bem-estar;
- Inclua aulas de ginástica laboral;
- Incentive a flexibilidade de horário;
- Monitore a sobrecarga de trabalho;
- Estabeleça uma cultura de equilíbrio;
- Ofereça desenvolvimento profissional;
- Incentive hobbies e vida fora do trabalho;
- Estimule pequenas pausas ao longo do dia;
- Ofereça benefício corporativo de atividade física.
Oferecer um benefício corporativo como a TotalPass, que dá acesso a milhares de academias e estúdios, além de cuidados com a saúde mental e nutricional, é uma maneira de ajudar os colaboradores a manterem uma vida mais ativa.
Lembre-se: o mais importante é começar. Quanto antes você incluir soluções de cuidado, melhor os seus colaboradores se sentirão em relação ao ambiente em que trabalham.
Luiz Fernando Moura
Jornalista e redator de conteúdo da TotalPass
Metadescription: O que sua empresa tem feito para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal do time? Conheça os benefícios e algumas dicas!