IA no RH: uma questão de sobrevivência no futuro do trabalho

Compartilhe:

Profissionais de RH que desenvolverem habilidades emergentes serão destaque nas organizações[FN1] 

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial movimentou o mundo e, consequentemente, as corporações. A inovação gerou facilidades, mas também uma enxurrada de incertezas — inclusive para a área de RH. Entre elas, o questionamento sobre qual será o papel do profissional nesse novo contexto da IA no RH.

Muitas novidades ainda vêm pela frente, mas existe uma certeza[FN2] : os profissionais de RH que escolherem surfar essa grande onda tecnológica em vez de nadar contra a maré se tornarão talentos-chave para as organizações. E mais do que buscar entender e utilizar a IA, deverão desenvolver habilidades específicas para acompanhar o ritmo estabelecido a partir desse avanço tecnológico.

Separamos neste artigo as principais habilidades necessárias para quem quer se manter relevante no mercado de trabalho do futuro. Fique por aqui e confira. Boa leitura!

H2: Habilidades dos talentos-chave no futuro do trabalho


 [FN1]Bi, pra mim, “não” no título não pega bem. É uma questão mais de estilo, mas sugeriria que tu trocasse

Outra coisa, a linha de apoio está repetida: “profissionais de RH e Gestão de Pessoas” são a mesma coisa. “Peça-chave” e “emergentes” são expressões que me desagradam para uma linha de apoio, acho que não é algo que a gente use muito.

Vou deixar sugestões depois de ler o texto.

 [FN2]Acho que não é só desvendada, mas também criada. Iria nessa linha: “Muitas novidades com o uso de IA ainda vêm pela frente, mas existe uma certeza: os profissionais…”

No cenário em que a IA no RH redefine rotinas e acelera processos, o diferencial estará nas habilidades humanas que complementam essa transformação. Os talentos-chave do futuro do trabalho serão aqueles capazes de unir tecnologia e competências específicas, assumindo um papel estratégico dentro das organizações.

H2: Visão e atuação estratégica

A atuação do RH, que até então era de apoio e execução, passa a assumir um papel mais estratégico. Isso significa que o RH deve ir além dos processos administrativos e participar ativamente do direcionamento do negócio, antecipando tendências, apoiando lideranças e colocando o desenvolvimento humano no centro das decisões.

H2: Fluência em IA no RH

Para transitar naturalmente entre a gestão operacional e a visão estratégica, o RH deverá dominar o operacional. Nesse sentido, a IA deverá atuar como a assistente do RH, possibilitando mais agilidade e eficiência nas entregas. 

Enquanto isso, o profissional será o responsável por garantir equilíbrio, ética e inovação na companhia. Desse modo, o RH deixa o espaço de executor para se tornar um criador de soluções.

Veja o vídeo e saiba mais sobre como a Inteligência Artificial está transformando o RH: https://www.youtube.com/watch?v=QkUEe6ThlhY

Por: ABRH Brasil

Leia também:

Baixe seu ebook preenchendo o formulário