Integrar RH e SST resulta em economia às empresas e saúde aos colaboradores

Compartilhe:

Descubra como a colaboração entre os setores leva vantagens aos funcionários e às empresas

Embora sejam áreas distintas, a integração entre profissionais de Recursos Humanos (RH) e de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pode resultar em ganhos de produtividade e redução de custos, preservando uma operação saudável e a satisfação dos colaboradores.

Enquanto o setor de RH é responsável por todas as etapas de gestão de colaboradores, incluindo a contratação, desenvolvimento e retenção de talentos, o papel da área de SST consiste em promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, garantindo o cumprimento das legislações.

Como integrar RH e SST?

O trabalho em conjunto entre ambos os setores consiste, principalmente, em manter um fluxo unificado de informações, o que proporciona vantagens para a elaboração de estratégias e ações que visam o cuidado ao colaborador.

Compartilhando os mesmos dados, ambos os setores podem identificar padrões e agir de maneira preventiva, como, por exemplo, investindo em treinamentos e ajustes ergonômicos quando é identificado um número elevado de afastamentos por problemas de postura.

Outro ponto importante e que influencia diretamente no orçamento da empresa é a diminuição do índice de sinistralidade, já que ações de prevenção bem embasadas também contribuem com a diminuição da quantidade de procedimentos realizados pelo plano de saúde do colaborador. 

Além disso, a integração entre o RH e o SST também é eficaz para manter a empresa em conformidade com a legislação, principalmente com o eSocial.

Dessa forma, enquanto o trabalhador ganha em bem-estar, a empresa colhe os frutos de uma gestão eficiente, reduzindo índices de absenteísmo e acidentes, diminuindo assim gastos com indenizações, multas e substituições temporárias.

Desvantagens da falta de integração entre RH e SST

Em empresas em que essas áreas ainda não trabalham em conjunto, é possível identificar problemas recorrentes, como:

• Processos duplicados, elevando a carga de trabalho e a chance de erros.

• Dificuldade na análise de causas de afastamentos, impedindo ações preventivas eficazes.

• Dificuldade para antecipar os riscos.

• Falta de indicadores valiosos para embasar tomadas de decisões estratégicas.

Tecnologia é aliada para o RH e SST

Um dos grandes empecilhos para que a integração entre ambas as áreas aconteça é a descentralização de informações, já que o RH e o SST podem utilizar planilhas, e-mails e processos distintos. Como solução, a tecnologia se destaca como uma grande aliada para essa parceria.

Quando essa gestão é realizada em um software especializado em SST com integração com o RH, os processos são automatizados e as informações se tornam muito mais claras, com ambos os setores ganhando em eficácia e agilidade, incluindo com o acesso a relatórios robustos, proporcionando todas as ferramentas para o início dessa cooperação que rende benefícios às áreas, empresa e funcionários.

Por: ABRH Brasil

Leia também:

Baixe seu ebook preenchendo o formulário